Opus Dei: Padre Gonçalo Abreu Rocha nomeado vigário regional em Portugal

«O nosso coração estará focado em viver com espírito de conversão pessoal a grande bênção que Deus dá a Portugal com a presença do Santo Padre em Fátima e na JMJ», refere o novo responsável

Foto: Opus Deis

Lisboa, 24 mai 2023 (Ecclesia) – O padre Gonçalo Abreu Rocha, de 57 anos, é o novo vigário regional do Opus Dei em Portugal, após nomeação pelo responsável mundial desta prelatura pessoal  da Igreja Católica, no dia 18 de maio, informou hoje gabinete de imprensa da obra.

“Peço e agradeço a oração de todos, e confio na assistência de Deus e da sua Mãe para realizar esta missão, sempre em união com o Papa e os pastores da Igreja, em especial o prelado do Opus Dei”, declarou o padre Gonçalo Abreu Rocha, aquando a sua nomeação, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

O novo vigário regional do Opus Dei em Portugal destacou a presença do Papa Francisco em Portugal para presidir à Jornada Mundial da Juventude (JMJ Lisboa 2023), onde também vai visitar o Santuário de Fátima, de 2 a 6 de agosto.

“Nestes meses, o nosso coração estará focado em viver com espírito de conversão pessoal a grande bênção que Deus dá a Portugal com a presença do Santo Padre em Fátima e na JMJ”, assinalou o padre Gonçalo Abreu Rocha.

O Opus Dei em Portugal informa que o seu novo vigário regional nasceu a 18 de janeiro de 1966, na capital portuguesa, doutorou-se em Teologia Dogmática, na Universidade Pontifícia da Santa Cruz, em Roma, é licenciado em Geografia, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde lecionou durante quatro anos.

O padre Gonçalo Abreu Rocha foi ordenado sacerdote a 9 de setembro de 2000, pelo então prelado do Opus Dei, D. Javier Echevarría, em Roma, cidade onde viveu até 2007, no seminário internacional da prelatura, do qual foi vice-reitor durante esses sete anos.

Segundo o Gabinete de Imprensa do Opus Dei, desde 2007, quando regressou a Portugal, o sacerdote “foi sempre um colaborador próximo do vigário regional”, e exerceu a sua atividade pastoral em Lisboa, onde é capelão da Residência Universitária dos Álamos.

O padre Gonçalo Abreu Rocha foi nomeado vigário regional do Opus Dei em Portugal pelo prelado da Obra, monsenhor Fernando Ocáriz, no dia 18 de maio; o seu antecessor, monsenhor José Rafael Espírito Santo, foi nomeado delegado para a região de Portugal e vai colaborar com o novo responsável nacional.

O vigário regional é o “responsável máximo” da Prelatura do Opus Dei em cada uma das suas circunscrições territoriais, também designadas regiões, que, em Portugal, coincide com o território português.

De 5 de fevereiro de 2021 a 4 de fevereiro de 2022, o Opus Dei comemorou 75 anos de presença em Portugal, estas celebrações começaram e concluíram-se em Fátima.

Em Portugal desde 5 de fevereiro de 1946, a instituição católica foi criada 18 anos antes em Espanha, em 1928, por São Josemaría Escrivá de Balaguer, canonizado em 2002, com a finalidade de colaborar na missão evangelizadora da Igreja e na difusão da visão cristã no mundo.

Do trabalho apostólico em Portugal destacam-se iniciativas de caráter social, de educação e pastoral, com casas de retiros, centros de formação sacerdotal, a escola de formação no âmbito empresarial AESE Business School, clubes de formação de adolescentes, colégios e residências universitárias.

O Opus Dei é uma prelatura pessoal da Igreja Católica – figura pastoral prevista no Concílio Vaticano II – que “sensibiliza” os cristãos para a importância religiosa da “vida corrente do dia-a-dia, na família e no trabalho”, e oferece uma proposta formativa, teológica, espiritual e apostólica, que passa por retiros, aulas de formação, círculos sobre temas de vida cristã, e acompanhamento espiritual pessoal.

CB/OC

Vaticano: Papa determina mudanças na relação do Opus Dei com a Santa Sé

Partilhar:
Scroll to Top