Oliveira do Hospital: São João Paulo II declarado padroeiro da Unidade Pastoral

Oliveira do Hospital, Coimbra, 24 mai 2015 (Ecclesia) – A Unidade Pastoral de Oliveira do Hospital, da Diocese de Coimbra, celebrou o seu dia com uma Eucaristia, onde declararam São João Paulo II padroeiro, e uma procissão que homenageou o Papa polaco bem como o Papa Francisco.

Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, a Unidade Pastoral de Oliveira do Hospital informa que São João Paulo II foi declarado seu padroeiro sendo apresentando como “modelo da comunidade cristã” que querem “ser” numa celebração que teve a presença de uma Relíquia do Papa polaco, enviada de Roma.

A 22 de maio, Solenidade da Santíssima Trindade, uma “impressionante moldura humana encheu” o Parque no Mandanelho, no centro da cidade para celebrar o Dia da Unidade Pastoral que foi presidido bispo emérito de Leiria-Fátima, D. Serafim de Sousa Ferreira e Silva.

Os finalistas da Escola Superior de Tecnologia e Gestão também participaram e celebraram a bênção das pastas, antes da bênção das Medalhas e das Coroas de São João Paulo II, uma oração que a Unidade Pastoral de Oliveira do Hospital criou para “promover a devoção a Karol Wojtyla”.

Após a Eucaristia a comunidade saiu em procissão e no durante o seu percurso foi abençoada a placa toponímica que batiza uma artéria da cidade de ‘Rua Papa Francisco’, uma homenagem do município local.

Antes do final das cerimónias do Dia da Unidade Pastoral de Oliveira do Hospital foi abençoada uma estátua de São João Paulo II, em granito com dois metros e meio, “no local mais alto” da cidade, que foi oferecida pelas Irmandades concelhias e é da autoria do escultor local Zeferino Monteiro.

O comunicado destaca ainda que o Núncio Apostólico, D. Rino Passigato, representante da Santa Sé em Portugal, enviou uma mensagem para o Dia da Unidade Pastoral de Oliveira do Hospital onde agradeceu o convite para presidir à celebração e “a todos e a cada um” transmitiu “a proximidade, as saudações afetuosas e a Bênção Apostólica do Santo Padre o Papa Francisco”.

CB

Partilhar:
Scroll to Top