O amor é paciente

José Luís Nunes Martins

O amor é paciente. Paciente porque começa por esperar que o descubramos em nós, paciente porque espera que aprendamos a conhecer o outro, paciente porque não nos condena pelos erros que cometemos em seu nome… paciente porque, apesar de tudo, nunca nos abandona.

O amor espera e permite-nos resistir às muitas ofensas dos que julgam louca a nossa fé de que somos mais do que passageiros no mundo.

A paciência é uma oração. Um amor que se está a fazer verdade a cada hora que passa. Valentia pura sem que o pareça ser.

Amar alguém exige que lhe demos tempo para que lide com os seus problemas, à sua maneira, que não desesperemos por compreender o que, de tão fundo, não nos consegue comunicar e também que não desistamos de encontrar forma de suprir as suas necessidades.

Amar é ser paciente com as falhas, originalidades e diferenças do outro. É aceitá-las, muito mais do que tentar fazê-lo mudar para se tornar à nossa semelhança.

Compreensão, respeito e confiança levam muito tempo a construir.

Aprende a esperar. Com atenção e firmeza. Com amor é possível que te tornes o herói da tua vida e da de muitos outros. Não tenhas pressa, a impaciência é um desamor, uma frustração, uma derrota!

O amor é invencível porque é paciente e eterno.

Partilhar:
Scroll to Top