Fátima: Santuário destina ofertórios de 24 e 25 de dezembro para projetos de ajuda a crianças na Guiné-Bissau (c/vídeo)

Coleta tem como destino a iniciativa Nô Kume Sabi dinamizada pelas irmãs Franciscanas de Nossa Senhora da Aparecida

Fátima, 23 dez 2018 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima vai recolher donativos, este Natal, para o projeto Nô Kume Sabi, em Cacheu, Guiné-Bissau, onde a missionação está a cargo da Congregação das irmãs Franciscanas de Nossa Senhora da Aparecida, do Brasil, e dos padres Franciscanos.

As religiosas trabalham na área da alimentação e da saúde com as mães e mulheres grávidas; em Canchungo, as irmãs criaram, há alguns anos, o Jardim Esperança, onde recebem as crianças para a educação de infância.

“Quando terminam esta etapa, as crianças passam para a Escola Antero Sampaio, dinamizada pelos padres Franciscanos, que tem desde o 1º ano até ao 12º ano”, acrescenta uma nota do Santuário de Fátima, enviada  à Agência ECCLESIA.

Um dos objetivos deste projeto é o de prevenir e combater a desnutrição das grávidas e das crianças até aos 5 anos, através da produção e comercialização de uma mistura vitamínica composta por ingredientes de produção local, como é o caso da cabaceira, do caju, as sementes de abóbora, moringa, farelo de arroz, folhas de mandioca, e as folhas de batata-doce.

Numa outra ação desenvolvida por esta iniciativa, é proporcionado um quadro de formações semanais em ordem a uma gravidez saudável, um parto seguro e institucionalizado e um aleitamento materno exclusivo até aos 6 meses.

Na tradicional Mensagem de Natal, o Reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, lembrou a “condição humana”, que é condição de peregrino e a nossa vida uma peregrinação.

“No mistério do Natal, Deus faz-se peregrino connosco e nosso companheiro de viagem”, explica, acrescentando que “toda a vida de Jesus Cristo é apresentada pelos Evangelhos como uma caminhada, uma viagem, uma peregrinação”.

No dia 24 de dezembro, pelas 23h00, na Basílica da Santíssima Trindade, os peregrinos são convidados a participar na Missa da Vigília da Solenidade do Natal do Senhor.

“Dar Graças por peregrinar em Igreja” é o tema do ano pastoral de 2018/2019, o segundo de um ciclo de três anos, intitulado genericamente como “Tempo de Graça e misericórdia”.

OC

Partilhar:
Scroll to Top