Natal: «Grito de dor dos mais carenciados tem de ser escutado», afirma o bispo de Aveiro (c/vídeo)

D. António Moiteiro «Mais do que a luz que ilumina as ruas, precisamos da luz da esperança»

Aveiro, 18 dez 2023 (Ecclesia) – O bispo de Aveiro incentiva à “esperança” na mensagem de Natal onde afirma que é nos pobres que “a comunidade cristã encontra o rosto e a carne de Cristo”, incentivando à solidariedade, à escuta e ao acolhimento.

“O grito de dor dos mais carenciados, sufocados pela indiferença de uma sociedade materialista e muitas vezes injusta, ocupada e distraída, tem de ser escutado”, escreve D. António Moiteiro na mensagem enviada hoje à Agência ECCLESIA.

‘Com o Natal… alegria na esperança’, é o título da Mensagem de Natal do bispo de Aveiro que afirma que a comunidade cristã encontra “o rosto e a carne de Cristo” nos pobres, mais do que a luz que ilumina as ruas, precisam “da luz da esperança”.

“O Natal vem ensinar-nos que é necessário escutar e acolher o projeto que Jesus veio apresentar e fazer dele a nossa referência. Os valores que precisamos manter, para celebrarmos um Natal cristão, vão além do clima de preparação exterior.”

D. António Moiteiro salienta que os acontecimentos do nascimento do Messias estão envolvidos “num clima de simplicidade, de pobreza, de humildade e de confiança em Deus”, realidade que contrasta com o que se vêm, tantas vezes.

O bispo de Aveiro, que na Conferência Episcopal Portuguesa integra a Comissão da Educação Cristã e Doutrina da Fé, assinala que a ação concreta nos campos da educação, da saúde e da assistência social “é uma realidade que não se pode descurar”.

E, acrescenta, num tempo em que aumenta o número de migrantes e refugiados mas “diminui a disponibilidade para os acolher”, “é oportuno” o compromisso decidido na educação à cultura do diálogo e do encontro, “combatendo o racismo e a xenofobia e comprometer-se em projetos de integração”.

Na mensagem de Natal, D. António Moiteiro exorto todas as famílias “a abrigarem Jesus no seu coração” e a continuarem a acolher quem diariamente espera abrigo, recordando as famílias de acolhimento que na diocese receberam peregrinos pela Jornada Mundial da Juventude (JMJ 2023), na semana dos ‘Dias nas Dioceses’.

Neste contexto, o bispo de Aveiro pede aos, jovens que não deixem “apagar o dinamismo” que os fez peregrinar, que deixem Jesus entrar na sua vida e lancem “sementes de esperança no coração de outros jovens, para que Deus seja tudo em todos”.

A Diocese de Aveiro está a celebrar um Ano Jubilar que, segundo D. António Moiteiro, convida-os “a preparar o coração para a vinda do Emanuel”.

CB/PR

 

Advento: Departamento da Catequese de Aveiro propõe construção do presépio a partir da imagem da Sé

Partilhar:
Scroll to Top