Natal: Arcebispo de Braga convida à construção «da fraternidade, da amizade, da esperança», num mundo em guerra e sofrimentos

D. José Cordeiro gravou também uma mensagem para a comunidade educativa e destacou a disciplina de EMRC

Braga, 21 dez 2023 (Ecclesia) – O arcebispo de Braga afirma na mensagem para o Natal de 2023 que “os tempos de contrariedades, de guerras, de sofrimentos” que se vivem hoje convidam a ser “artesãos da paz, construtores da fraternidade, da amizade, da esperança”.

“Os tempos que vivemos são de contrariedades, de guerras, de sofrimentos, um tempo muito delicado, mas é aqui que a noite se faz luz, o mal se transforma em bem e somos chamados, como os escuteiros, aqui no Convento de Montariol, a sermos artesãos da paz, construtores da fraternidade, da amizade, da esperança”, explica D. José Cordeiro na mensagem enviada hoje à Agência ECCLESIA.

O arcebispo metropolita de Braga gravou a sua mensagem de Natal no Presépio de Montariol (convento franciscano), que foi construído por 18 pessoas ao longo de 60 horas, e afirma que construir o presépio “dá muito, mesmo muito que fazer”.

“Porque é contemplar, é olhar com amor e deixar-se abraçar por Aquele que é a paz”, acrescentou.

D. José Cordeiro salientou, lembrando os 800 anos do presépio de Greccio (Itália) de São Francisco de Assis, que quem constrói o presépio está a deixar-se “contemplar por aquele que vem ao encontro”.

O arcebispo de Braga, para além da mensagem de Natal para toda a diocese, gravou também uma mensagem para a comunidade educativa, que desafiou a “caminhar em direção ao presépio”, informou o jornal ‘Diário do Minho’.

“No presépio sentimo-nos envolvidos na esperança para juntos cuidarmos uns dos outros e cuidarmos da casa comum; O Natal é a grande lição de humanidade de olhar o essencial da vida.”

D. José Cordeiro destacou também a importância da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), na mensagem de Natal à comunidade educativa.

“A Educação Moral e Religiosa Católica é um contributo na escola para olharmos o desenvolvimento integral da educação em ordem a uma humanidade nova”, realçou na mensagem vídeo gravada na Escola Secundária Sá de Miranda.

CB/PR

Partilhar:
Scroll to Top