Missões: André Correia Machado vive experiência de um mês, esperando lições para a vida

Jovens Missionários de Cluny fazem missão na Guiné-Bissau

Foto: Agência ECCLESIA/OC

Porto, 18 out 2024 (Ecclesia) – André Correia Machado, dos Jovens Missionários de Cluny (JMC) iniciou esta semana uma experiência de voluntariado missionário em Farim, na Guiné-Bissau, onde espera receber lições para a vida.

“Este projeto começou no ano de 2019 e cada um de nós já teria, de antemão, os seus motivos que nos faziam sentido partir para uma missão em África”, refere, em entrevista à Agência ECCLESIA.

O grupo JMC é um projeto missionário católico, no qual jovens identificados com o carisma da Congregação das Irmãs de S. José de Cluny, que marca presença em Farim (Guiné-Bissau).

“É uma comunidade que já arrancou com vários projetos nesta área humanitária, quer a nível dos cuidados de saúde primários, quer a nível da educação, da alfabetização, e estão agora a começar a implementar um projeto universitário. Fazia todo o sentido que nós, jovens, conseguíssemos levar um pouco do nosso conhecimento”, indica André Correia Machado.

O entrevistado assume o objetivo de se colocar “ao serviço dos outros” e “muito abertos àquilo que seja da vontade de Deus”.

“Vamos estar lá sensivelmente um mês, não temos os dias todos planeados ao minuto nem ao milímetro”, acrescenta.

Um mês não é muito, mas pode ser muito, acabando por inspirar outras pessoas, outros jovens”.

A experiência de voluntariado missionário acontece no final do curso de Medicina Veterinária, de André Correia Machado.

“Há toda uma preparação que é muito importante, que nós fizemos. Foram três anos de preparação, a nível de formação pessoal, mas também a nível espiritual”, indica.

O membro dos JMC diz que há cada vez mais jovens interessados nestas questões, “quer humanitárias, quer nas questões da fé”.

“Noto cada vez mais que os jovens começam a perceber que a Igreja é muito mais do que aquilo que se calhar pensavam”, indica.

A missão é possível graças à solidariedade de muitas pessoas, com ajuda material e formação, além da oração.

A frase bíblica ‘Ide e convidai a todos para o banquete’, da parábola evangélica do banquete nupcial do Evangelho de São Mateus (Mt 22, 9), dá tema à mensagem do Papa para o Dia Mundial das Missões 2024, que se celebra a 20 de outubro.

A entrevista vai estar em destaque na emissão do Programa ECCLESIA, na Antena 1, este domingo, pelas 06h00, ficando depois disponível online.

OC

Dia Mundial das Missões: Papa incentiva batizados a «sair» para iniciar um «novo movimento»

Partilhar:
Scroll to Top