Missão: Protocolo entre as dioceses de Leiria-Fátima e Sumbe dá origem a capela do Uquende

Compromisso foi assumido em 2006

Inauguração da Capela do Uquende

Leiria, 16 out 2023 (ecclesia) – O protocolo de geminação entre a Diocese de Sumbe, no litoral de Angola, e a Diocese de Leiria-Fátima, conheceu um novo passo, a 8 de outubro, com a inauguração de uma capela, no território angolano.

Dedicada a S. Francisco de Assis, a Capela do Uquende, nas montanhas do Gungo, foi inaugurada na presença do padre Vítor Mira.

“Neste momento estão o padre David Nogueira, a Sílvia Antunes, a mana Teresa e o avô Filipe em Angola, e o padre Lucas Lucamba, da diocese do Sumbe, a trabalhar na paróquia da Maceira. Neste mês missionário rezemos para que este projeto cresça em ambas as dioceses”, refere uma nota divulgada pela diocese portuguesa.

A 12 de outubro viajou para Angola um elemento do Grupo missionário ‘Ondjoyetu’, da Diocese de Leiria-Fátima.

“O Carlos já esteve na Missão em 2018 e ficou com o ‘bichinho’ e vai ficar por três meses para ajudar o povo do Gungo e o padre David nas suas múltiplas tarefas na missão”, acrescenta a nota, enviada hoje à Agência ECCLESIA.

A missão em Angola, cujo compromisso entre as duas dioceses foi celebrado a 25 de março de 2006.

Em 2013, a Diocese de Leiria-Fátima fez um balanço do trabalho realizado na região, dando conta da construção de uma casa de apoio no Sumbe, sede da província e o melhoramento das condições da casa na Donga e todas as restantes infraestruturas necessárias para a evangelização e a ação humanitária que desenvolvem.

LJ/OC

Partilhar:
Scroll to Top