Media/Natal: «Stories of a Generation» traz diálogos inéditos entre o Papa, idosos e jovens

Minissérie de quatro episódios está disponível em plataforma de streaming

Cidade do Vaticano, 25 dez 2021 (Ecclesia) – O Papa protagoniza a minissérie ‘Stories of a Generation’ (Histórias de uma geração), em estreia neste Natal que traz diálogos inéditos entre Francisco, idosos e jovens dos cinco continentes.

A obra documental, em quatro episódios, está disponível desde hoje na plataforma Netflix e o seu primeiro episódio intitula-se ‘Love’ (Amor), incluindo depoimentos de Martin Scorsese e Jane Goodall sobre as ligações profundas que marcaram os seus percursos de vida.

Francisco conversa com o sacerdote jesuíta Antonio Spadaro sobre a importância da relação entre idosos e jovens, assumindo-se como um sonhador.

“Eu também escrevia poesia, mas depois rasgava os poemas, porque não me agradavam. Era assim que dava voz aos meus sonhos (…). Todos temos necessidade de sonhar. Conscientemente ou inconscientemente”, refere.

O Papa fala do amor como “um sentimento, a eletricidade que atravessa um organismo, semelhante à sensação de dois polos que se atraem” e aborda o conceito de “paternidade”.

“Na vida, o que te faz pai é o teu compromisso com a existência, os limites, a grandeza, o desenvolvimento dessa pessoa a quem deste vida”, indica.

A conversa é citada pelo portal ‘Vatican News.

“Os sonhos de uma pessoa idosa são a riqueza de vida que oferecem. É a riqueza de toda aquela vida que se oferece como uma experiência de vida. O sonho dos jovens é a profecia, ou seja, a capacidade de seguir em frente … Eis porque é importante aproximar os jovens e os idosos. O idoso que dá os próprios sonhos e o jovem que os recebe e pode transmiti-los, tendo em vista o futuro”, assinala Francisco.

O Papa sublinha que “não pode haver vida sem luta” que nunca se é demasiado velho para lutar.

“Não há dignidade sem criatividade. A dignidade leva-nos a criar… não se automatiza o trabalho. O automatismo é perigoso. Por isso, um bom trabalhador é sempre criativo. Transforma-se a si mesmo ou si mesma num dom para os outros”, refere ainda.

A série é inspirada no livro ‘Sharing the Wisdom of Time’ (Partilhando a riqueza do tempo), de 2018 (Loyola Press), com prefácio do próprio pontífice e 250 entrevistas e reflexões que promovem uma “aliança entre jovens e idosos”.

Produzida pela ‘Stand By Me’, a obra fala sobre homens e mulheres com mais de 70 anos de todo o mundo, que contam as suas histórias diante das lentes de jovens cineastas com menos de 30 anos, num total de 18 testemunhos sobre quatro grandes temas: amor, sonho, luta e trabalho.

OC

Vaticano: O sonho do Papa? Uma aliança entre jovens e idosos

 

Partilhar:
Scroll to Top