Media: Jornadas de comunicação divulgam «estudo mundial inédito» sobre os interesses dos jovens no Facebook e Instagram

Resultado do inquérito vai ser apresentado por Jesús Colina, diretor editorial da Aleteia

Lisboa, 16 Set 2018 (Ecclesia) – O diretor editorial da Aleteia vai apresentar em Portugal um estudo mundial inédito de “social listening” no Facebook e Instagram sobre os “interesses dos jovens entre os 18 e 25 anos”.

Jesús Colina vai estar em Portugal nos dias 27 e 28 para participar nas Jornadas Nacionais de Comunicação Social e nas III Jornadas de Comunicação Digital, sobre o tema “APPlica-te”, onde vão estar em análise a produção e distribuição de conteúdos nos ambientes digitais.

“O que procuram os jovens nas Redes Sociais?” é a resposta que diretor editorial da rede global Aleteia.org vai adiantar, apresentando “em exclusivo um estudo mundial de ‘social listening’ no Facebook e Instagram sobre os interesses dos jovens entre os 18 e 25 anos”.

Na síntese da sua conferência, disponível em www.ecclesia.pt/jornadas2018, Jesús Colina refere que o estudo tem “revelações inéditas sobre Portugal e Brasil”.

“O estudo constitui um contributo para a preparação do Sínodo dos Bispos sobre os jovens, que tem lugar em outubro, em Roma”, acrescenta o conferencista.

O conceito “social listening” refere-se à auscultação que pessoas, empresas ou instituições fazem ao que é partilhado nas redes sociais sobre uma marca ou uma organização, as reações que geram nos utilizadores e a análise de todos esses dados.

A intervenção de Jesús Colina vai decorrer na manhã do dia 28 de setembro, a partir das 9h30, a que se segue a intervenção de Fábio Ribeiro sobre o tema “Verdadeiro ou falso? A relação dos jovens com as notícias falsas”.

O professor da Universidade de Trás-os-montes e Alto Douro e investigador na Universidade do Minho adianta que a sua comunicação “pretende explorar o tema das notícias falsas, assinalando dados sobre a relação dos jovens com este tipo de conteúdos” e “refletir criticamente sobre as notícias publicadas nos meios de comunicação social e algumas formas que a própria evolução tecnológica trouxe para denunciar notícias falsas”.

Durante o primeiro dia das Jornadas, a 27 de setembro, vão ser  realizadas comunicações sobre a comunicação e o marketing digital, pensando as potencialidades que lhe são próprias para as atividades de uma instituição com o a Igreja Católica e os seus comunicadores.

O programa das Jornadas Nacionais de Comunicação Social e das III Jornadas de Comunicação Digital está divulgado em www.ecclesia.pt/jornadas2018, onde se refere também o perfil curricular dos conferencistas e uma síntese de cada apresentação.

As Jornadas são promovidas e organizadas pelo Secretariado Nacional das Comunicações Sociais e pela Rede Mundial de Oração do Papa.

PR

Partilhar:
Scroll to Top