Mangualde: Diocese de Viseu acolhe Torneio nacional de Futsal «Clericus Cup»

Padre Marco Cabral destacou «‘input’ positivo do ser padre, da Igreja e dos jovens»

Padre Marco Cabral, presidente de Mangualde Marco Almeida, padre Paulo Domingues, e vice-presidente João Pedro Cruz (dta-esq); Foto: RR/Liliana Carona

Viseu, 03 jul 2023 (Ecclesia) – O torneio de futsal ‘Clericus Cup’, que junta padres das várias dioceses de Portugal e de congregações religiosas, começa hoje, com oito equipas, em Mangualde, na Diocese de Viseu, até 5 de julho.

A 16.ª edição da Clerigus Cup conta com a participação de oito equipas das Dioceses de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, que recebeu e venceu a última edição, Lamego, Viseu, Guarda e a participação mista Vicentinos/Alentejo.

“Basta ser padre ou diácono; vamos ter quatro diáconos, que vão ser ordenados em Braga, em junho, e que também participam e não há idade limite, vamos ter jogadores de 60 anos; Ser padre não é incompatível com o ser desportista”, disse o padre Marco Cabral, pároco de Canas de Senhorim e Santar, no lançamento do evento, informou a Rádio Renascença.

A apresentação da 16ª edição do torneio de futsal ‘Clericus Cup’ realizou-se, a 22 de junho, numa conferência de imprensa com a presença do presidente da autarquia, do vice-presidente, João Pedro Cruz, e dos párocos Marco Cabral e Paulo Domingues, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Mangualde.

“Com este torneio, Mangualde vai passar a ser a capital do desporto ligado ao Clérigo, e, por isso, é de facto um momento de grande importância para o nosso concelho. É uma oportunidade para promovermos o concelho e as diversas atividades desenvolvidas na Região. Tudo faremos para que esta edição seja um sucesso”, disse o presidente da Câmara Municipal de Mangualde, divulga a autarquia.

Para Marco Almeida, o torneio também vai permitir “destacar o trabalho” desenvolvido pelos párocos, pela Diocese de Viseu, “que vão dar um grande exemplo de que há mais vida para além do grande trabalho realizado no dia-a-dia”.

O programa da ‘Clericus Cup’ é composto por jogos abertos ao público e de acesso livre, entre 3 e 5 de julho, no Pavilhão Municipal de Mangualde e no Pavilhão Gimnodesportivo da Escola Secundária Felismina Alcântara (ESFA), e momentos culturais e de celebração.

A receção oficial e o sorteio são os primeiros momentos do torneio de futsal, esta tarde, pelas 15h30, no auditório da Biblioteca Municipal de Mangualde; os jogos da fase de grupos realizam-se, entre as 17h00 e 19h00, nos dois pavilhões, e continuam, nos dias 4 e 5, entre as 10h00 e as 12h00.

No último dia, os padres e diáconos jogam as meias-finais, pelas 15h00, o jogo do terceiro e quarto lugar, é às 17h00, no Pavilhão Municipal de Mangualde, seguindo-se a final da ‘Clericus Cup’ e entrega de prémios, prevista para as 18h30, no mesmo recinto desportivo.

Do programa destaque ainda para a tarde cultural, dia 3 de julho, com visita a diversos pontos do concelho, e termina com a Eucaristia, presidida pelo bispo de Viseu, D. António Luciano, pelas 18h30, no Santuário da Nossa Senhora do Castelo.

O Torneio nacional de Futsal dos padres é também uma oportunidade para o selecionador nacional escolher os jogadores que vão representar Portugal no torneio europeu de padres; a seleção portuguesa foi campeã europeia em 2012, 2015, 2016, 2017 e 2019, este ano de 2023, ficou em 2º lugar, na 15.ª edição realizada em Timisoara, na Roménia.

A organização das últimas edições ficou a cargo de várias dioceses, com presença habitual neste torneio: Viseu (2009); Vila Real (2011); Lamego (2012); Braga (2013); Funchal (2014); Viana do Castelo (2015); Guarda (2016); Congregação da Missão (Padres Vicentinos) (2017); Braga (2018); Porto (2019); Vila Real (2022).

CB

Partilhar:
Scroll to Top