LUSOFONIAS – Espanha com Missão

Tony Neves, em Madrid

Deixei Brazzaville a arder de calor e aterrei, 25 horas depois, em Madrid, com frio de rachar. Estes choques térmicos fazem mal, mas estou cada vez mais habituado a enfrenta-los. Aproveitei a manhã de domingo para ir até à Plaza Mayor (sempre um fascínio!), à Puerta del Sol (Km 0), visitei Dom Quixote e Sancho Pança na Plaza de España e até fiz uma visita ao Museo del Jamon, com direito a provas! Finalmente, como ‘bom’ cristão, fui à Missa à Catedral de Almudena. Em domingo das Vocações, tive a alegria de escutar as palavras simples, felizes e diretas do novo Arcebispo de Madrid, o Cardeal José Cobo Cano. ‘Todos discípulos, todos missionários’, foi o tema da Jornada. Lembrou o Cardeal: ‘no meio dos ruídos da vida, temos de escutar o assobio, a voz do bom Pastor, Jesus, pois Deus tem a uma missão, um projeto para cada um’. Terminou com um grito: ‘Somos rebanho, ninguém se salva sozinho…a Deus só se pode dizer ‘sim’…Estamos a celebrar o nosso ‘sim’!

À tarde, com um solinho mais apetecível, passeei-me pelas ruas de Madrid e fui até ao Estádio Santiago Barnabéu, que se preparava solenemente para o grande jogo da noite em que o Real Madrid bateria o Barcelona, sagrando-se quase campeão de Espanha. Foi noite de delírio nas ruas madrilenas!

Na Casa Provincial dos Espiritanos, a festa foi outra: os cem anos do P. Joaquim Ramos Seixas, o Espiritano português que foi pároco da Catedral de Nova Lisboa e que há 62 anos, estando de férias em Portugal, foi convidado para passar um mês em Espanha…e cá ficou até agora! Exerceu vários mandatos como Superior Provincial, escreveu muitos livros sobre Espiritualidade Espiritana e é hoje umas das referências vivas desta Província de Espanha. As pernas e a cabeça já não são o que eram, mas continua sorridente e feliz, abraçando todos quantos chegam a esta Casa. Aprecia e agradece diariamente o seu cafezinho expresso e diz estar sem pressas de partir, mas nas mãos de Deus!

A razão que me trouxe de Brazzaville a Madrid foi a realização do Capítulo Provincial dos Espiritanos em Espanha. Realizou-se de 22 a 27 deste Abril, com a presença de quantos vivem e trabalham neste país ibérico, a que se juntaram os Padres Benedicto Sanchez (Angola), Juan Antonio Ayanz (Camarões) e Ruben Camara (Paraguai). Foram estes três quem deu ao Capítulo um toque de internacionalidade mais vincado, se bem que os Espiritanos em Espanha têm Padres originários de vários países do mundo, desde Angola aos Camarões, da Tanzânia à Polónia, da Nigéria a Portugal e ao Senegal. São, ao todo, 23 Religiosos e 6 Leigos Associados.

A partilha da missão que se vive em Espanha levou-me a ‘percorrer’ as quatro Comunidades: a Casa Provincial, em Madrid; a Comunidade de Pedrezuela, nas montanhas que envolvem a capital; a Comunidade de Roa, nas periferias de Burgos; a Comunidade de Córdova.

O Relatório do Provincial e os debates mostraram os compromissos missionários e pastorais nas paróquias, com jovens, no âmbito da justiça e paz, sobretudo no apoio ao projeto Karibu que, na casa Espiritana de Geranios, em Madrid, acolhe e acompanha mulheres imigrantes em situação de vulnerabilidade. Também há preocupações ecológicas, com iniciativas de formação segundo os ideais propostos pelo Papa Francisco na Laudato Si.

Os encontros das manhãs abriram sempre com a partilha das experiências das missões fora de portas. O P. Benedicto Sanchez está em Angola há algumas décadas, tendo investido muito no apoio a crianças órfãs da guerra civil e na formação espiritual dos militares. Escreveu vários livros sobre estas experiências missionárias num país que sofreu uma cruel guerra civil. O P. Juan Antonio está nos Camarões desde a sua Ordenação há mais de 30 anos. Faz da sua missão um espaço de diálogo com o mundo muçulmano, tendo até vivido vários anos com um dos líderes da comunidade islâmica. O P. Ruben Camara é o Superior dos Espiritanos no Paraguai, lá onde os missionários vivem e trabalho em diversos contextos, mas apostam sobretudo na evangelização integral dos povos guaranis.

Por terras de Espanha e fora dela, a Missão acontece…

Tony Neves, em Madrid

 

Partilhar:
Scroll to Top