Fátima, 26 jan 2024 (Ecclesia) – O Secretariado Nacional de Liturgia, da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), informa que publicou o livro ‘Sexta-Feira Santa: Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo’ com canto, uma edição deste mês de janeiro de 2024, com pintura de Avelino Leite.
“O Canto da Paixão, deve ser transportado ao cantar. As vozes de cada um dos cantores serão escolhidas desta forma: voz média, para N; voz grave, para J; e voz aguda, para R”, lê-se no excerto do novo livro, enviado à Agência ECCLESIA.
O Secretariado Nacional de Liturgia realça que o mais importante é que “se perceba claramente o texto cantado por todos eles”, cada um no seu registo, tendo em conta as características das três vozes”.
Este secretariado, órgão executivo da Comissão Episcopal da Liturgia e Espiritualidade da Conferência Episcopal Portuguesa, explica que o narrador (N) é quem começa, “e deve tomar o tom pelo menos um tom ou um tom e meio abaixo do que está escrito”, e se a voz grave (J) “cantar comodamente a sua parte um tom e meio abaixo”, é de preferir essa transposição porque torna “mais facilmente inteligível o texto cantado pela voz aguda (R)”.
O novo livro ‘Canto da Paixão’, para Sexta-Feira Santa, apresenta texto da Evangelho segundo São João (Jo 18, 1_19, 42), e está disponível no sítio online do Secretariado Nacional de Liturgia.
Em Sexta-feira Santa, a Igreja Católica evoca a morte de Jesus, é um dia de jejum para os fiéis, que não celebram a Missa, mas uma cerimónia com a apresentação e adoração da cruz; a principal celebração decorre durante a tarde, perto da hora em que se acredita que Jesus terá morrido, nas igrejas desnudadas desde a noite anterior.
CB