Liturgia/Portugal: Jornada de Arquitetura e Artes desafia quem sente «apelo de cuidar da remodelação do espaço litúrgico»

D. José Cordeiro faz um convite alargado à participação no primeiro encontro nacional deste serviço

Fátima, 03 set 2024 (Ecclesia) – O presidente da Comissão Episcopal de Liturgia e Espiritualidade, da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), convidou à participação na I Jornada Nacional de Arquitetura e Artes para a Liturgia, no dia 9 de novembro, em Fátima.

“Todos aqueles que sentem este apelo de cuidar da remodelação do espaço litúrgico, da criação de novos espaços litúrgicos estão todos convidados, juntamente com os delegados diocesanos”, refere D. José Cordeiro, num vídeo, divulgado esta segunda-feira, pelo Secretariado Nacional de Liturgia (SNL).

O Serviço de Arquitetura e Artes para a Liturgia do SNL, da Igreja Católica em Portugal, vai realizar a sua primeira jornada nacional, no dia 9 de novembro, a partir das 09h00, e termina com a oração de vésperas, que começa às 17H30, na Domus Carmeli (Carmelitas Descalços), em Fátima.

Com o tema ‘Arquitetura e artes para a liturgia: Que lugares?’, o presidente da Comissão Episcopal de Liturgia e Espiritualidade assinala que este encontro “é um desafio para a teologia, para a liturgia, para a comunidade”, e também para os arquitetos, os engenheiros, os artistas, sacerdotes, e para as comunidades”.

“Nos há de conduzir a uma consolidação deste serviço na Igreja presente em Portugal”, acrescenta D. José Cordeiro, também arcebispo de Braga, no vídeo gravado na igreja do Mosteiro Trapista de Santa Maria Mãe da Igreja, em Palaçoulo, na Diocese de Bragança-Miranda.

O SNL divulgou que vão ser conferencistas na Jornada Nacional de Arquitetura e Artes para a Liturgia 2024 o professor Giuseppe Midili, padre carmelita (O. CARM), sobre a Arquitetura e Artes para a Liturgia, os arquitetos António Jorge e André Cerejeira Fontes, que vão transmitir a “experiência da remodelação da Igreja de Cedofeita (Porto)”; prevê-se tempo de conferências formativas e de “uma grande assembleia com os conferencistas”, num diálogo que esperam de “profundo debate e aprofundamento das questões refletidas durante as exposições”.

A assembleia com os conferencistas é às 15H00, e existe também um interlúdio artístico, com Dina Figueiredo (artes plásticas) e Nuno Cacho (guitarra portuguesa), às 16H45, antes da apresentação das principais conclusões da primeira Jornada Nacional de Arquitetura e Artes para a Liturgia (17H00), por Isabel Maria Alçada Cardoso.

O presidente da Comissão Episcopal de Liturgia e Espiritualidade afirma que “a beleza e a dignidade” da celebração da liturgia passa pela arquitetura e pelas artes “ao serviço da própria liturgia”, por isso, com o Secretariado Nacional de Liturgia sentiram “a necessidade de criar um serviço” ao qual deram o nome de ‘Arquitetura e artes para a liturgia’.

O Serviço de Arquitetura e Artes para a Liturgia do SNL é coordenado por Isabel Maria Alçada Cardoso (Patriarcado de Lisboa), e reuniu com os delegados diocesanos – participaram oito dioceses, no dia 6 de maio.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top