Liturgia: Bispo de Portalegre-Castelo Branco presidiu ao mandato de «novos servidores da comunidade», na comunhão e na celebração dominical

«Um serviço prestado aos irmãos para edificação da comunidade e para crescimento da caridade» – D. Antonino Dias

Portalegre, 19 fev 2024 (Ecclesia) – A Diocese de Portalegre-Castelo Branco informa que foram mandatados “um pequeno grupo de novos” Ministros Extraordinários da Comunhão (MEC), e de novos Ministros Extraordinários da Celebração Dominical na Ausência do Presbítero (MECDAP), este sábado, 17 de fevereiro, pelo bispo.

“Estes ministérios não são exercidos pela falta de sacerdotes, embora esta também seja uma realidade, nem como uma honra para quem os exerce, mas como um serviço prestado aos irmãos para edificação da comunidade e para crescimento da caridade em favor de quem nos aproximamos”, disse D. Antonino Dias, no final da celebração, lê-se na nota enviada hoje à Agência ECCLESIA.

O  Secretariado Diocesano da Pastoral de Portalegre-Castelo Branco informa que o seu bispo, D. Antonino Dias, presidiu à Eucaristia vespertina do Domingo I da Quaresma, este sábado, 17 de fevereiro, na igreja de São Vicente, em Abrantes, integrada na visita pastoral a esta paróquia do Arciprestado de Abrantes.

“Aqui estou”, responderam os novos Ministros Extraordinários da Comunhão (MEC) e os novos Ministros Extraordinários da Celebração Dominical na Ausência do Presbítero (MECDAP), após a proclamação do Evangelho, quando foram chamados e apresentados ao bispo e à diocese, respondendo como Moisés.

Depois da homilia, os candidatos foram interrogados sobre as suas disposições e a comunidade reunida para a concelebração convidada a rezar por eles, “que de joelhos acompanharam a oração que foi feita”.

A investidura destes ministros realizou-se depois de adequada formação, que foi coordenada pelo Secretariado Diocesano de Litúrgica e concretizada com a colaboração de vários sacerdotes.

Os novos ministros vão receber os cartões de identificação, válidos por três anos, dos seus párocos “na celebração da Eucaristia dominical, anunciando o mandato e o exercício do respetivo ministério”, informa o Secretariado Diocesano da Pastoral de Portalegre-Castelo Branco

CB

Partilhar:
Scroll to Top