Lisboa: Patriarcado tem 11 sugestões para «ser catequista em tempo de coronavírus»

Lisboa, 02 abr 2020 (Ecclesia) – O Sector da Catequese do Patriarcado de Lisboa apresentou 11 sugestões aos seus catequistas em “tempo de coronavírus”, como rezar “pelas crianças e adolescentes”, manter “contacto através dos meios informáticos” e “ajudar os pais com a catequese em família”.

As propostas passam por chamadas telefónicas ou videochamadas, chats, mensagens, WhatsApp – “os pais dos catequizandos” e mostrarem interesse “por eles e pelas suas famílias”, perguntar se pode “fazer alguma coisa”, como ajudar “com as compras, as tarefas, os trabalhos escolares das crianças ou adolescentes” e “ajudar a continuar com a catequese em família e em casa”.

“Dá os parabéns aos teus catequizandos nos aniversários (e podes até fazê-lo também no dia dos santos com os seus nomes), ou torna-te presente para festejar qualquer acontecimento”, sugere o Sector da Catequese do Patriarcado de Lisboa, com a recomendação que seja “sempre através de meios informáticos”.

Aos catequistas é sugerido também que mantenham o contacto com os outros catequistas da paróquia de outras comunidades, bem como com o pároco, e não se esqueçam “de dedicar tempo” como catequista para “aprofundar” esta “vocação e identidade”.

“Visita diferentes sites onde encontrarás informações úteis para este tempo, propostas, atividades e materiais, etc., para realizar a catequese nesta nova modalidade, e também para tua formação”, explica o sector diocesano que no texto ‘Ser catequista em tempo de coronavírus’, “preparado por várias delegações de catequese de Espanha”, mas “com pequenas adaptações”.

“Não podemos ‘fazer’ de catequistas, pelo menos da maneira habitual; mas isso não é razão para devermos deixar de ‘ser’ catequistas: Somos catequistas, sempre! Chamados a ser criativos! De facto, porque não podemos ‘fazer’ de catequistas, esta situação oferece-nos uma grande oportunidade para experimentar o que significa ‘ser’ catequistas”, lê-se no artigo publicado em www.catequese.net.

Nas últimas quartas-feiras, desde 18 de março e até à Semana Santa, o programa Ecclesia, na RTP 2, apresenta o espaço ‘Tempo de Catequese’, produzido em parceria com o Secretariado Nacional da Educação Cristã, propondo “conteúdos relacionados com o tempo de preparação para a Páscoa”, a pensar nos diferentes grupos de catequese.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top