Lisboa: Paróquia de Monte Abraão vence XXV Festival Diocesano da Canção Cristã

Grupo vencedor vai representar diocese de Lisboa no Festival Nacional da Canção Mensagem, em outubro

Lisboa, 12 jul 2024 (Ecclesia) – A Paróquia de Monte Abraão sagrou-se vencedora do XXV Festival Diocesano da Canção Cristã, realizado no último sábado, na Ordem dos Contabilistas Certificados, junto ao Campo Pequeno, em Lisboa.

O grupo vencedor, da Vigararia da Amadora, vai representar a Diocese de Lisboa no Festival Nacional da Canção Mensagem, em outubro.

Entre as canções das 12 vigararias da diocese a concurso, o júri atribuiu o segundo lugar à paróquia de Algueirão Mem-Martins Mercês (Vigararia de Sintra) e o 3.º lugar à paróquia de Telheiras (Vigararia Lisboa IV).

Além dos três primeiros lugares do pódio, a paróquia de Carnide (Vigararia Lisboa V) foi distinguida com o prémio de melhor interpretação, a paróquia da Merceana (Vigararia de Alenquer) com o prémio de melhor letra e a paróquia de Turquel (Vigararia de Alcobaça/Nazaré) com o prémio de melhor música.

O Festival Diocesano da Canção regressou em 2024 depois de vários anos de interrupção, devido à pandemia e depois à realização da Jornada Mundial da Juventude, contando com a presença do patriarca de Lisboa, que recordou a experiência de agosto de 2023.

“Nós ainda estamos aqui em pleno esplendor daquele entusiasmo que se acendeu, há um ano atrás, e que nunca mais esmoreceu e, hoje, continua vivo, continua forte e, desta vez, a celebrar duas palavras que não são só duas palavras, são verdadeiros dons, são pérolas, são presentes: alegres na esperança”, afirmou D. Rui Valério.

O patriarca destacou a alegria como “das coisas mais belas da vida” e a esperança como “qualquer coisa de expansivo”.

“Por isso, celebrar esta noite, através do cântico, a alegria e a esperança é celebrar algo de belo e de maravilhoso, que não fomos nós que criámos, não fomos nós que construímos, mas é puro dom, pura gratuidade. A alegria e a esperança são a estrada para que haja beleza no mundo, mais beleza, mais encanto e para que o mundo seja salvo”, assinalou.

Na “encantadora noite” do Festival, D. Rui Valério agradeceu ainda o “testemunho” que os jovens estavam “a dar” também para o próprio, expressando gratidão à Ordem dos Contabilistas Certificados, que disponibilizou o Auditório António Domingues de Azevedo para a realização do XXV Festival Diocesano da Canção Cristã.

“Eu vou rezar por vós, rezai por mim e não se esqueçam que, quando foi aquele dia da bênção na universidade. Eu, no dia antes, estive com o Papa Francisco e, reparem, quando eu lhe falei de jovens, ele imediatamente fez um sorriso do tamanho do mundo e disse ‘Eu estou com os jovens de Lisboa!’. Portanto, o Papa está com a juventude de Lisboa”, concluiu.

O XXV Festival Diocesano da Canção Cristã integrou o Festival da Juventude que Serviço da Juventude, a Pastoral Universitária e o Setor de Animação Vocacional organizaram, subordinado ao tema “legres na Esperança”, que incluiu durante a tarde a realização de quatro workshops.

À noite realizou-se o XXV Festival Diocesano da Canção Cristã, em que participaram a Paróquia do Parque das Nações (Lisboa II),  Paróquia de Telheiras (Lisboa IV), a paróquia de Carnide (Lisboa V), a paróquia de Carcavelos (Cascais), a Paróquia de Algueirão Mem-Martins Mercês (Sintra), a Paróquia da Ericeira (Mafra), a Paróquia de Monte Abraão (Amadora), a Paróquia de Camarate (Sacavém), a Paróquia da Merceana (Alenquer), a Paróquia de São Pedro da Cadeira (Torres Vedras), a Paróquia de Lamas (Lourinhã) e a Paróquia de Turquel (Alcobaça/Nazaré).

LJ/OC

Partilhar:
Scroll to Top