Lisboa: Igreja italiana do Loreto prepara-se para comemorar 500 anos de missão

Aniversário foi destacado na solenidade deste ano em honra da padroeira da Aviação

Lisboa, 16 dez 2017 (Ecclesia) – A igreja italiana de Nossa Senhora do Loreto, em Lisboa, cumpre em abril de 2018 os seus 500 anos de existência, uma data que marcou a solenidade deste ano em honra da padroeira da Aviação.

De acordo com um comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, na celebração estiveram presentes o núncio apostólico (representante diplomático) da Santa Sé em Portugal, D. Rino Passigato, que presidiu à Missa de festa, o presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, e o embaixador de Itália, Giuseppe Morabito.

Destaque ainda para a presença de figuras como o superior provincial dos Dehonianos em Portugal, o padre José Agostinho, do secretário da Conferência Episcopal Portuguesa, padre Manuel Barbosa e dos três membros da Comunidade Dehoniana do Loreto de Lisboa, os sacerdotes Francesco Temporin (reitor da igreja), Paolo Riolfo e Manuel de Nóbrega.

As comemorações foram marcadas também pela participação de muitos representantes das companhias aéreas que operam em Portugal, bem como responsáveis dos vários sindicatos da aviação civil, todos com as respetivas bandeiras que foram abençoadas durante a Eucaristia.

Entre os peregrinos e devotos da Senhora do Loreto, que estiveram na solenidade, realce para um grupo vindo de Alcafozes, no Concelho de Idanha-a- Nova, na província da Beira Baixa, região do Centro, onde se venera também a Senhora do Loreto.

A comunidade dehoniana do Loreto salienta a possibilidade de fazer a celebração numa igreja que está a ser totalmente restaurada e devolvida à sua “beleza original”.

Um dos momentos mais especiais foi a oração da ‘Prece do Aviador’, em que foi pedida a proteçao de Nossa Senhora do Loreto “para todos aqueles que trabalham nas atividades aeronáuticas”.

Tendo em perspetiva os 500 anos da igreja do Loreto, que serão cumpridos a 08 de abril de 2018, os religiosos que fazem daquele local o centro da sua missão realçam que as iniciativas do programa de comemorações “serão anunciadas brevemente”.

Pedem ainda “atenção e generosidade” a todos os amigos daquele local de culto, a quem desejam um “santo Natal e um feliz ano novo”.

JCP

 

Partilhar:
Scroll to Top