Lisboa: 36 conventos abrem as portas ao público com ofertas diversificadas

Lisboa, 23 mai 2024 (Ecclesia) – A 3.ª edição do «Open Conventos» está de regresso a Lisboa, com 36 conventos de portas abertas ao público com uma oferta diversificada de itinerários, visitas, conversas e cinema, entre hoje e domingo, de 23 a 25 de maio.

Este evento, e, este ano, organizado pela Câmara Municipal de Lisboa, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Quo Vadis – Turismo do Patriarcado e Universidade Nova de Lisboa, abre as portas naqueles dias de um conjunto de “antigos espaços conventuais emblemáticos da cidade de Lisboa, com o objetivo de dar a conhecer locais de grande importância para a história, arquitetura e urbanismo de Lisboa, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

O visitante pode conhecer estes locais, as suas narrativas, autores e quem os habitou, promover a reflexão em torno deste património, fomentar o pensamento sobre a cidade e explorar os diferentes modos de organização social e comunitária.

“A Pausa e o Silêncio” é o tema de reflexão escolhido para este ano.

Uma conversa aberta e a exibição de um filme no dia 23 de maio, introduzem “a questão da organização do tempo e da importância da contemplação e da fruição”.

Esta conversa acontece no centro cultural Brotéria, às 17h00, com a escritora Ana Margarida Carvalho, a maestra adjunta Inês Tavares Lopes do Coro Gulbenkian, o padre jesuíta João Norton, a irmã Anatália das Monjas de Belém (Zoom) e moderação de Teresa Nicolau.

Às 20h30, no Convento de São Pedro de Alcântara é exibido o documentário “O Grande Silêncio” de Philip Groning.

“Nos dias 24 e 25 de maio, há muito para ver, desvendar e usufruir nos conventos que integram esta terceira edição, com uma programação cultural variada e dirigida a toda a população”.

Após o sucesso da segunda edição, em 2023, que contou com a participação de mais de 5000 visitantes e o envolvimento de 32 antigos conventos, este ano” há mais e novos locais para explorar com 36 conventos de portas abertas”.

Todo o programa, os itinerários e a informação histórica e cultural sobre cada convento, estão disponíveis no site quovadislisboa.com 

LFS

Partilhar:
Scroll to Top