Lisboa 2023: Família Santos alterou férias para abrir portas de casa e acolher jovens na JMJ

«Deixe a Jornada Mundial da Juventude entrar em sua casa» é o apelo da organização

 

Lisboa, 07 mar 2023 (Ecclesia) – A família Santos alterou as suas férias e vai acolher jovens de outras nacionalidades que vão participar na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023, de 1 a 6 de agosto.

“Para a nossa família fazia todo o sentido porque gostamos de acolher”, disse Luísa Santos à Agência ECCLESIA.

A dinâmica de caminho e preparação da JMJ ganha cada vez mais relevo com a necessidade de acolher os que vão chegar para aquele acontecimento juvenil a nível mundial.

A família Santos, constituída pelos pais (Luísa e Arlindo) e por quatro filhos tem uma casa na aldeia, mas respondeu ao apelo do pároco de Algueirão-Mem Martins.

“Decidiu que precisava de mim para ajudar e disponibilizei-me para ajudar em tudo o que é preciso”, disse Arlindo Santos em entrevista ao Programa ECCLESIA, emitida esta terça-feira na RTP2.

A filha do casal, Maria Santos, disse que estava “ansiosa” pelo acontecimento que vai reunir jovens em Lisboa de múltiplas nacionalidades.

Estou ansiosa porque calhei numa faixa etária que nunca foi a nenhuma JMJ, mas estou envolvida como voluntária e ministra da Comunhão na Missa inicial e final”, sublinhou Maria Santos.

Como “é importante” a dimensão da fé universal no cruzamento com outros jovens, a família decidiu que vai acolher jovens para “trocar experiências “

Arlindo Santos está “de coração aberto” para receber os jovens, porque “apesar da idade é uma experiência diferente”.

A esposa Luísa Santos recordou os momentos, há 41 anos, quando a cidade de Lisboa recebeu o Papa João Paulo II.

“Cheguei ao Parque Eduardo VII com o coração fechado, triste e amargurado porque o meu pai tinha falecido uns meses antes num acidente de viação, todavia saí dali com cores e totalmente colorida após esse encontro”, salientou Luísa Santos

“Senti não uma onda de fé mas um autêntico tsunami de fé”, finalizou.

A 27 de dezembro de 2022, a organização da JMJ Lisboa anunciou a abertura das inscrições para as famílias que pretendam receber peregrinos durante o encontro.

“Deixe a Jornada Mundial da Juventude entrar em sua casa” é o mote da campanha para as famílias de acolhimento, nas dioceses de Lisboa, Santarém e Setúbal.

“O Comité Organizador Local irá alocar os grupos de peregrinos às paróquias destas Dioceses que se inscreveram para receber peregrinos e, posteriormente, cada paróquia fará a distribuição dos peregrinos pelas famílias, considerando a proximidade que tem com a comunidade em que se insere”, referia uma nota divulgada online.

A organização realça que o acolhimento de peregrinos é “uma forma de participar na Jornada Mundial da Juventude, recebendo a Cristo em casa e ajudando os jovens a terem a melhor experiência possível na sua vivência ao longo da semana da Jornada”.

A inscrição das famílias deve ser feita nas respetivas paróquias, de acordo com o local de residência; cada família tem de acolher um mínimo de 2 peregrinos por família/casa.

A JMJ Lisboa 2023 é dedicada aos peregrinos de todo o mundo com idades compreendidas entre os 14 e 30 anos de idade, sendo permitido que peregrinos de outras idades se inscrevam; os participantes com idade inferior a 18 anos têm obrigatoriamente de estar integrados num grupo e o seu cuidado é confiado a um adulto do grupo, com a devida autorização dos pais ou responsável legal.

As edições internacionais da JMJ são um acontecimento religioso e cultural que reúne centenas de milhares de jovens de todo o mundo, durante cerca de uma semana.

A participação na JMJ 2023 é gratuita, pelo que qualquer pessoa pode assistir à Missa de abertura, cerimónia de boas-vindas ao Papa, Via Sacra de sexta-feira, vigília noturna de dia 6 e Missa de envio de 6 de agosto, mas existirão zonas específicas para os inscritos.

Todas as formas de inscrição incluem seguros de acidente, transportes públicos durante a semana da JMJ, “kit do Peregrino”, entrada gratuita nas atividades culturais do Festival da Juventude e acesso prioritário às zonas reservadas para os inscritos, além das opções de alojamento e alimentação que forem selecionadas.

Os valores vão desde 50 euros a 235 euros, mediante a opção escolhida; os pagamentos efetuados até dia 15 de março usufruem ainda de um desconto automático de 5%.

HM/LFS/OC

JMJ Lisboa 2023: Papa elogia famílias que abrem portas para acolher jovens peregrinos (c/vídeo)

 

Partilhar:
Scroll to Top