Lisboa 2023: Bairro da Serafina prepara-se para «momento único», com visita do Papa (c/fotos e vídeo)

Cónego Francisco Crespo sublinha trabalho social desenvolvido em nome da Igreja

Lisboa, 04 ago 2023 (Ecclesia) – O cónego Francisco Crespo, pároco de São Vicente de Paulo, em Lisboa, considera que a visita do Papa Francisco ao Bairro da Serafina, esta sexta-feira, vai ser um “momento único” para esta comunidade

“O grande problema é habitacional, uma desgraça, com tantas casas degradadas e muita gente a viver sem água e sem esgotos”, lamenta o responsável, em entrevista à Agência ECCLESIA.

A comunidade católica procura responder a estes desafios com o trabalho do Centro Social e Paroquial de São Vicente de Paulo, assumindo que a passagem do Papa pelo local será um gesto que “fica marcado para o resto da vida”.

O pároco local gostaria que o Papa sentisse “uma comunidade viva”, assinalando que “se ele escolheu uma instituição periférica de Lisboa”, é essencial mostrar “o trabalho social que o centro social faz em prol das pessoas”.

“Todo o trabalho que é realizado na parte social tem sempre em vista a parte pastoral, porque a instituição tem como lema a caridade evangelizadora”, realça.

Este é um esforço de décadas, que parte da convicção de que “só se consegue levar as pessoas à Igreja quando se consegue dar-lhe de comer”.

O Centro Social e Paroquial emprega 170 pessoas nas suas várias valências – berçário, a creche, o jardim de infância, ATL para crianças e jovens, lar para idosos, centro de dia para a terceira idade e deficientes e apoio domiciliário -, com “800 pessoas atendidas diariamente e cerca 1200 refeições”.

O cónego Francisco Crespo assinala que população “respeita” o trabalho que a instituição está a fazer, mas admite que gostaria de ver o bairro “renovado”.

O Bairro da Serafina fica situado no Parque de Monsanto, um pulmão de Lisboa, e o Centro Social e Paroquial de São Vicente de Paulo é “o pulmão da comunidade”, aponta o sacerdote.

A trabalhar há mais de 40 anos naquele bairro, o entrevistado considera que o bairro se foi alterando “pouco a pouco, mesmo no comportamento das pessoas”.

Antigamente, as casas “estavam ocupadas por três ou quatro pessoas, mas agora por vinte ou trinta com imigrantes”.

Foto: Agência ECCLESIA/LFS

Francisco chega ao Centro Paroquial da Serafina, depois de ter confessado alguns jovens, no Parque do Perdão (Belém), para um encontro com representantes de centros de assistência sociocaritativa, às 09h45.

“O percurso do Papa é simples, depois de entrar pelo portão desloca-se para o auditório onde será acolhido por três instituições – Centro Social e Paroquial de São Vicente de Paulo, Acreditar e Ajuda de Berço –, com discursos, e depois segue para a Igreja onde estão as pessoas para o cumprimentar. Daí segue a sua rota, é uma visita que demorará cerca de uma hora”, relata o pároco local.

O cónego Francisco Crespo realça que a paróquia está envolvida na celebração da JMJ, acolhendo “jovens peregrinos do estrangeiro, incluindo pessoas com deficiência, porque tem “espaços disponíveis” para os receber.

LFS/OC

Notícia originalmente publicada a 23 de julho, republicada no dia da visita do Papa, com vídeo

JMJ2023: Praticar a caridade «não é fácil» mas é preciso «arregaçar as mangas» – cónego Francisco Crespo

Partilhar:
Scroll to Top