Leiria: Voluntariado pode ser o «despertar da fé de muitos jovens» – Cristiana Lopes

Setor da pastoral juvenil da diocese promove, de 28 a 31 deste mês, a iniciativa «Vai e faz tu»

Lisboa, 26 dez 2023 (Ecclesia) – Os jovens da Diocese de Leiria-Fátima são desafiados, de 28 a 31 deste mês, a fazerem uma experiência de voluntariado no Centro João Paulo II que acolhe “deficientes profundos e mentais”

“Uma experiência onde os jovens podem estar o dia todo e participar nas rotinas diárias da instituição, nesta iniciativa do Serviço da Pastoral Juvenil da Diocese de Leiria-Fátima, intitulada «Vai e faz tu»” disse à Agência ECCLESIA Cristiana Lopes do respetivo secretariado.

A ideia surgiu nas peregrinações diocesanas ao Santuário de Fátima onde foi feita a proposta de voluntariado em várias instituições e na época do Natal os jovens “estão mais livres e não têm escola”.

“O voluntariado pode ser o despertar da fé de muitos jovens” e realizar “no encontro com o outro o encontro com Cristo”, frisou a responsável.

Através destas ações “simples e concretas”, os jovens saiem da “rotina diária” e vão ao encontro dos “mais fragilizados e necessitados”.

Esta iniciativa estabelece uma relação com as instituições e pode perdurar para além da vida útil do projeto.

“As instituições estão muito disponíveis para acolher e receber o projeto «Vai e faz tu»”, adiantou Cristiana Lopes.

Esta experiência de voluntariado procura oferecer aos jovens uma “oportunidade de crescimento humano e espiritual” inspirados pelo desafio de Jesus, depois da parábola do Bom Samaritano: “vai e faz tu o mesmo”.

“Ser testemunho é a melhor forma de chamar o outro”.

Com esta iniciativa pretende-se também “não apagar o dinamismo da Jornada Mundial da Juventude (JMJ)”, realizada em Lisboa, no passado mês de agosto, “e manter a chama acesa”.

No pós JMJ, o Serviço Diocesano da Pastoral Juvenil está apostar “fortemente no acompanhamento dos jovens através da preparação dos agentes de pastoral juvenil nas paróquias e comunidades”, realçou Cristiana Lopes.

Para que os jovens se sintam úteis é “fundamental responsabilizá-los e dar-lhes um papel ativo”, afirmou Cristiana Lopes, do Serviço Diocesano da Pastoral Juvenil, ao Programa ECCLESIA emitido esta terça-feira na RTP2.

Esta ação de voluntariado acontece pela primeira vez na última semana de 2023, entre o Natal e o Ano Novo.

HM/LFS

Partilhar:
Scroll to Top