Leiria-Fátima: Paróquias de Ourém promovem ciclo de conferências «Por entre luzes e sombras»

Iniciativa assinala o centenário da restauração da Diocese

Ourém, 23 jan 2017 (Ecclesia) – As Paróquias de Ourém, na Diocese de Leiria-Fátima, estão a promover o ciclo de reflexão ‘Luzes e Sombras’ aos domingos, entre as 15h30 às 18h00, no âmbito do centenário da Restauração da Diocese de Leiria (1918-2018).

“É um ciclo de conferência que aborda a presença cristã desde as origens aqui. Perceber hoje o que somos com todas as influências que aqui chegam mas também com as nossas raízes”, explicou o pároco Armindo Janeiro em declarações à Agência ECCLESIA.

As Paróquias de Nossa Senhora da Piedade e de Nossa Senhora das Misericórdias, em Ourém, vão promover mais três sessões, sempre das 15h30 às 18h00: Este domingo, dia 28 de janeiro, e depois nos dias 4 e 11 de fevereiro.

O sacerdote explica que depois do primeiro milénio agora vão “seguindo a história” refletir sobre a primeira metade do segundo milénio que foi “um tempo auge de Ourém, da sua importância a nível nacional, e dessa memória que vive no imaginário popular.”

Assim, no dia 28 de janeiro, vão pensar sobre ‘A reconquista e a organização pastoral’, por Saul António Gomes, e sobre ‘a Criação da Diocese de Leiria e a posterior integração de Ourém’, pelo cónego Luciano Cristino, na Cripta da Colegiada da Igreja Paroquial de Nossa Senhora das Misericórdias.

Já no primeiro domingo de fevereiro, dia 4, à mesma hora e no mesmo local, o professor António Baptista apresenta ‘Grandes desafios dos séculos XVIII-XIX’ e ‘A vida cristã no século XX’ fica à responsabilidade do padre João Trindade.

“Na primeira metade do século XX há um reflorescimento muito grande do ponto de vista de vocações, o que quer dizer que houve trabalho muito forte”, realça o padre Armindo Janeiro, destacando que quando se ordenou a sua freguesia tinha 40 padres e 70 religiosas, há 27 anos.

As últimas conferências do ciclo ‘Por entre luzes e sombras’ são no dia 11 de fevereiro, no Antigo Edifício da Câmara de Ourém: ‘Grandes Mudanças nos inícios do Século XX’, com o professor David Sampaio Barbosa, e ‘O Acontecimento de Fátima e Ourém, os Pastorinhos e o Administrador’, pelo monsenhor Luciano Guerra e por Poças das Neves.

Um ciclo de conferências que quer responder a várias perguntas, por isso, o padre Armindo Janeiro, observa que são para “encontrar respostas para o futuro”.

“O que queremos do passado é perceber porquê e como para hoje enfrentarmos as dificuldades, os desafios e criarmos respostas novas e inovadoras”, sublinha o pároco de Nossa Senhora da Piedade, em Ourém.

As Paróquias de Ourém informam ainda que as comunicações em ‘Luzes e Sombras’ são intercaladas por breves momentos musicais.

A iniciativa começou a 14 de janeiro, numa sessão dedicada à presença cristã no tempo dos Romanos e Visigodos e sobre a vivência da fé Cristã na ocupação árabe’.

O bispado de Leiria está a celebrar o centenário da sua restauração, a 17 de janeiro de 1918, depois de ter sido extinta em 1882 por motivos políticos; A Bula ‘Quo vehementius’ foi assinada pelo Papa Bento XV.

A Diocese de Leiria foi criada pelo Papa Paulo II, a pedido do rei D. João III, a 22 de maio de 1545.

A 13 de maio de 1984, por decreto da Santa Sé, recebeu a atual denominação de ‘Diocese de Leiria-Fátima’.

CB/PR

Partilhar:
Scroll to Top