Leiria-Fátima: Diocese vai refletir sobre a sua «organização da vida e missão», ao longo do novo ano pastoral

D. José Ornelas fez nomeações, para paróquias e seminário diocesano, «propositadamente contidas»

Leiria, 14 jul 2023 (Ecclesia) – O bispo de Leiria-Fátima publicou hoje as suas nomeações para o novo ano 2023/2024, no aniversário da dedicação da Catedral, indicando novos párocos e responsáveis para o Seminário Diocesano, para “prover às necessidades pastorais da diocese”.

“Estas mudanças são propositadamente contidas, a fim de que se possa proceder, ao longo do próximo ano, a uma reflexão sobre a organização da vida e missão da nossa Igreja Diocesana, segundo o caminho sinodal em que estamos todos empenhados, para assegurar, com a força e a luz do Espírito do Senhor, a vida e a missão a que ele nos convoca”, explica D. José Ornelas, no decreto de nomeações enviado à Agência ECCLESIA.

O bispo de Leiria-Fátima exprime “especial gratidão” aos sacerdotes que “intensificaram” o serviço que já prestavam para assegurarem o cuidado pastoral, como administradores paroquiais, às comunidades que ficaram sem os seus párocos, “já depois de ter começado o ano pastoral”.

“Agradeço igualmente aos sacerdotes diocesanos e religiosos que, com eles, deram uma preciosa colaboração às nossas comunidades durante este ano, alguns dos quais continuarão ainda no próximo ano. Um muito especial reconhecimento é também devido aos leigos que se empenharam nas comunidades e, com o seu serviço generoso, juntamente com os sacerdotes, tornaram possível a vida e a missão das comunidades”, acrescentou.

Segundo o bispo diocesano, esta “convergência de boa vontade e serviço generoso”, suscitada pelo Espírito do Senhor, será importante para a transformação pastoral “que se impõe para a renovação pastoral da Igreja diocesana” em Leiria-Fátima.

Agradeço a todos os sacerdotes que assumem novas missões “pela dedicação livre e generosa” com que colaboraram na busca de soluções pastorais para as comunidades.

O padre Manuel Armindo Pereira Janeiro, por exemplo, que já tinha sido nomeado vigário-geral da diocese, é o novo reitor do Seminário de Leira, onde substitui o padre José Augusto Pereira Rodrigues, que foi nomeado “pároco das Paróquias de Leiria e de Cruz da Areia”.

O novo vigário-geral vai assumir essas funções no dia 23 de julho, domingo, durante a Eucaristia das 19h00, na Sé de Leiria.

O padre Jorge Guarda “cessa funções como vigário-geral”, após 25 anos neste serviço, sendo nomeado “pároco de Nossa Senhora da Piedade de Ourém e administrador paroquial de Gondemaria”.

O bispo de Leiria-Fátima indica que as nomeações publicadas hoje, aniversário da dedicação da Catedral diocesana, entram em vigor “à data da tomada de posse dos novos cargos”, que deve ser combinada entre quem deixa o cargo e quem o assume, “sob a coordenação do vigário-geral”.

D. José Ornelas informa ainda, no decreto publicado online, que outras nomeações complementares de ofícios pastorais, nas paróquias e na diocese, serão “oportunamente dadas a conhecer” em setembro.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top