Leiria-Fátima: Diocese procura formar grupo de futuros diáconos permanentes

Padre Jorge Guarda foi nomeado diretor do Serviço para o Diaconado Permanente

Leiria, 05 jul 2024 (Ecclesia) – O Serviço para o Diaconado Permanente da Diocese de Leiria-Fátima quer formar um grupo de diáconos permanentes durante este ano, o triénio pastoral 2023-2026 é um período dedicado à identificação e formação de candidatos.

O padre Jorge Guarda, o novo diretor do Serviço para o Diaconado Permanente, tem a missão de “criar e acompanhar o desenvolvimento do ministério dos Diáconos na nossa Igreja diocesana”, explica a Diocese de Leiria-Fátima, na informação enviada à Agência ECCLESIA.

A equipa do Serviço para o Diaconado Permanente de Leiria-Fátima definiu um calendário que prevê a identificação de candidatos até ao próximo mês de setembro, a constituição de um grupo até ao Natal, e dar início à formação em janeiro de 2025.

“Para o sucesso desta iniciativa, a Diocese conta com a colaboração dos párocos e responsáveis de comunidades, solicitando a releitura do Decreto e normas sobre o Diaconado Permanente e a indicação de possíveis candidatos”, assinala.

Os nomes e contactos dos candidatos ao Diaconado Permanente podem ser enviados para o endereço de correio eletrónico – diaconado@leiria-fatima.pt -, por correio, para o respetivo serviço diocesano (Seminário Diocesano, Largo Padre Carvalho, 2414-011 Leiria), e por telefone para qualquer membro desta equipa.

A equipa do Serviço para o Diaconado Permanente da Diocese de Leiria-Fátima, para além do padre Jorge Guarda como diretor, é constituída pelo padre Rui Ribeiro, pároco dos Marrazes, Eva Vieira, catequista da Paróquia de Parceiros e professora da disciplina de EMRC, e José Paiva, ministro extraordinário da comunhão da paróquia de Pataias e professor; esta equipa reuniu, pela primeira vez com o bispo diocesano, no dia 20 de junho, o início oficial dos seus trabalhos.

‘Pelo batismo somos Igreja viva e peregrina’ é o título da carta pastoral 2023/2026 de D. José Ornelas, que está dividida em seis capítulos, e o tema proposto para guiar a “Igreja diocesana de Leiria-Fátima”.

CB

 

Partilhar:
Scroll to Top