Leiria: D. António Marto desafiou os consagrados a viverem a caminhada sinodal com ousadia

E agradeceu “as manifestações de afeto e carinho” que teve na diocese

Foto: fatima.pt

Fátima, 02 Fev 2022 (Ecclesia) – O cardeal D. António Marto presidiu, esta manhã, à missa da Apresentação do Senhor, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário, em Fátima, e desafiou os consagrados a viverem o caminho da sinodalidade com “entusiasmo e ousadia”.

O administrador Apostólico da Diocese de Leiria-Fátima lembrou os consagrados/as a entrarem “no caminho sinodal da Igreja em curso, com a riqueza dos seus carismas e das suas vidas, sem esconder as suas dificuldades e feridas”, realça uma nota enviada à agência ECCLESIA.

No final da celebração do Dia do Consagrado (02 de fevereiro) e dirigindo-se aos consagrados/as presentes, e a todos os que acompanharam a eucaristia através dos meios de comunicação social e digital, D. António Marto manifestou “um particular e profundo agradecimento pela colaboração na vida pastoral da diocese” e agradeceu “as manifestações de afeto e carinho”, quando está prestes a deixar o governo da Diocese de Leiria-Fátima.

“Não posso esquecer todo o carinho e afeto que fui recebendo ao longo destes 16 anos, e por isso agradeço de todo o coração”, disse.

O administrador Apostólico da Diocese de Leiria-Fátima assegurou ainda que a “escuta é a melhor garantia para caminhar juntos na fidelidade à própria vocação”, no entanto é preciso ter presentes três aspetos: reciprocidade, respeito e compaixão.

“São sempre necessárias a comunicação sincera, a empatia com o outro e a abertura do coração para receber a verdade que o outro nos pode comunicar”, realçou.

Os consagrados e consagradas contribuem para “enriquecer a missão da Igreja onde o mundo mais precisa e também para descobrir caminhos e linguagens novas para que o anúncio do Evangelho possa chegar a âmbitos mais vastos e profundos dos homens deste tempo”.

O Dia Mundial da Vida Consagrada, que se celebra na data em que a Igreja festeja a Apresentação do Senhor ao Templo, foi instituído por São João Paulo II no ano de 1997.

LFS

Partilhar:
Scroll to Top