Lamego: Diocese pode contar com «juventude séria»

Apesar da população envelhecida D. António Couto realçou o compromisso dos jovens diocesanos  este sábado, na Jornada Diocesana da Juventude

 

Jornada Diocesana da Juventude 2018

Lamego, 19 mai 2018 (Ecclesia) – D. António Couto disse, este sábado na Jornada Diocesana da Juventude, que considera “séria” a juventude de Lamego, apesar da diocese “envelhecida e sem multidões de jovens”.

Em declarações à Agência ECCLESIA o bispo diocesano referiu não se preocupar com a “não existência da juventude”.

“Esta juventude é séria, não é uma multidão, porque não temos multidões mas é boa juventude, sabemos que podemos contar com eles ”, defendeu.

D. António Couto referiu ainda que a juventude de Lamego é conhecida por estar sempre apta.

“Sabemos que estes jovens vêm aqui ao fim-de-semana porque estão a estudar fora e também sabemos que eles são conhecidos nessas cidades grandes como Porto, Lisboa e Coimbra pela sua forma de estar.

Lamego tem uma tradição de ter uma juventude espetacular”, considerou o prelado.

Olhando para a diocese “extremamente envelhecida” e desertificada D. António Couto sustenta que “há paróquias onde só se encontram velhinhos, não há uma criança nem um jovem”.

Nesse sentido o bispo de Lamego sente que não é a Igreja que “tem de segurar” os jovens ali, mas eles próprios têm de se segurar”.

“O nosso trabalho é educá-los, eu onde os encontro educo e sei que são eles que depois se trazem uns aos outros, tem de haver um ou dois líderes para isso.

Esta educação é fundamental, e acho que nem sempre fazemos bem o nosso trabalho de casa”, apontou.

D. António Couto esteve presente este sábado, na Jornada Diocesana da Juventude, que tem como tema “Não temas Maria que encontraste graça diante de Deus.”

A tarde recreativa do encontro conta ainda com um concerto da «Banda Missio» e às 16h00  a oração de envio e a entrega da cruz aos Jovens que vão acolher o próximo encontro da juventude.

Uma vez que na Diocese de Lamego se vive o «Ano da Caridade» decorre uma recolha de alimentos para a Cáritas Diocesana, onde cada jovem presente pode contribuir com  um bem alimentar não perecível.

LFS/SN

Partilhar:
Scroll to Top