Jovens: Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora dinamizam encontros sobre a vocação

«Why not?», proposta discernir «o que Deus quer da vida» de cada um

Porto, 16 abr 2020 (Ecclesia) – A equipa da pastoral juvenil e vocacional das Irmãs Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora (FMNS) em Portugal vai dinamizar três encontros online dedicados ao discernimento vocacional, intitulados ‘Why not?’.

“O encontro destina-se a jovens que queriam descobrir a sua vocação e que estejam com vontade de partilhar o seu caminho na busca da vontade de Deus”, disse a irmã Ana Paula Conceição à Agência ECCLESIA.

A religiosa das Irmãs Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora explica que a equipa da pastoral juvenil e vocacional realiza estes encontros presencialmente ao longo do ano pastoral mas, por causa do isolamento social provocado pelo coronavírus Covid-19 “surgiu esta alternativa” de se encontrarem pelos meios virtuais.

“Traz a vantagem de poder chegar mais longe, por vezes nos encontros presenciais a distância é um problema, assim essa barreira está quebrada. O desafio é grande pois num mundo diferente do que estamos habituadas a estar, mas pensamos que é mais uma oportunidade que um desafio”, desenvolveu a irmã Ana Paula Conceição.

As inscrições terminam este sábado, dia 18 de abril, e as FMNS estão a planear realizar três encontros ‘Why not?’, onde vão abordar três temas: Deus chama sempre; A experiência de Deus e diferentes vocações na Igreja.

“No final ajudar-se-á à construção do projeto pessoal de vida. Poderá ser feito também acompanhamento individual virtual aos jovens que o desejarem”, acrescenta a religiosa.

Nos encontros online vão ser usados diversas metodologias, como a exposição, filmes/vídeos/musicas, espaço para a partilha e o diálogo e “momentos de oração e dinâmicas de grupo”.

A irmã Ana Paula Conceição, que com a irmã Elisabete Semedo, coordena a Pastoral Juvenil e Vocacional das FMNS explica ainda que dependendo do número de inscritos vai ser “avaliada a ferramenta” para os encontros mas assinala que está “garantido que darão a possibilidade de interação entre todos e em segurança”.

A irmã Ana Paula, que está há vários anos envolvida em atividades juvenis, é docente no Ensino Superior, e a irmã Elisabete, que está no mestrado de Educação Moral e Religiosa Católica, vão contar com a ajuda da jovem postulante Filomena Rocha que está em formação à vida religiosa nas Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora em Portugal.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top