Cuba: Igreja católica com espaço na rádio e na televisão pública

Havana, 16 Abr 2020 (ECCLESIA) – O Governo de Cuba concedeu espaço de emissão na rádio e televisão do Estado à Igreja Católica para a transmissão de conteúdos como missas ou filmes cristãos.

Esta “é uma resposta ao pedido elaborado pelos bispos cubanos no passado dia 24 de março”, refere uma nota da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (FAIS) enviada à Agência ECCLESIA.

Esta autorização inclui “a possibilidade de transmissões das missas dominicais pelo menos enquanto durar o tempo de emergência provocado pela pandemia do coronavírus, em que todas as celebrações públicas vão estar suspensas”, lê-se.

Após a Páscoa, anunciou o Secretariado da Conferência Episcopal de Cuba, “e enquanto o isolamento social for mantido”, os bispos vão ter à sua disposição “um espaço na rádio todos os domingos pela manhã”,” sensivelmente no mesmo horário em que durar a transmissão da missa pela televisão”, realça a nota.

A propósito da pandemia do coronavírus, que provocou esta mudança, os bispos cubanos elogiaram, segundo o site Vatican News, o “testemunho” dos médicos e outros profissionais de saúde junto das populações, não esquecendo o papel único que tem vindo a ser desempenhado pela Igreja, nomeadamente “sacerdotes, diáconos, religiosos e voluntários da Caritas”, passando pelas “religiosas das diversas congregações, aos Irmãos de São João de Deus, bem como aos funcionários das casas para idosos”.

LFS

Partilhar:
Scroll to Top