João Paulo II/Fátima: Celebração a 13 de Maio para assinalar beatificação

Peregrinação internacional do Santuário vai ser presidida pelo cardeal norte-americano Sean O’Malley, arcebispo de Boston (EUA)

Fátima, Santarém, 15 Fev (Ecclesia) – A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) anunciou hoje a realização de uma celebração nacional, a 13 de Maio, no Santuário de Fátima, para assinalar a beatificação de João Paulo II, que acontece no dia 1 desse mês.

Segundo o secretário da CEP, padre Manuel Morujão, a peregrinação internacional do 13 de Maio é a ocasião mais adequada para “viver em festa” esse acontecimento.

Falando aos jornalistas, após a reunião do Conselho Permanente do organismo episcopal, que decorreu esta quinta-feira, em Fátima, o sacerdote referiu-se ao falecido Papa polaco como “alguém exemplar na santidade”.

“É um motivo grande para fazermos festa pela beatificação do nosso Papa”, acrescentou.

A peregrinação vai ser presidida pelo cardeal Sean O’Malley, arcebispo de Boston (EUA), que já presidiu à peregrinação dos migrantes, em Agosto de 2007, tendo estado também em Fátima, em Maio de 2010, durante a visita de Bento XVI.

O cardeal norte-americano acompanhou as comunidades de emigrantes lusos nos Estados Unidos da América, país onde há mais de duas décadas fundou uma paróquia portuguesa, antes de ser bispo de Fall River, diocese em que metade dos fiéis fala português, à semelhança do próprio Sean O’Malley.

O padre Manuel Morujão adiantou que na cerimónia de beatificação, a 1 de Maio, no Vaticano, vai estar presente uma delegação da CEP, revelando que já se inscreveram “uma dezena de bispos”.

No último dia 14 de Janeiro, Bento XVI aprovou a publicação do decreto que comprova um milagre atribuído à intercessão de João Paulo II (1920-2005), concluindo assim o processo para a sua beatificação do Papa polaco, que liderou a Igreja Católica entre 1978 e Abril de 2005, quando faleceu.

O início imediato do processo de canonização de Karol Wojtyla foi anunciado pelo actual Papa a 13 de Maio de 2005, quarenta e dois dias após a morte de João Paulo II, dispensando o prazo canónico de cinco anos para a promoção da causa.

João Paulo II esteve no Santuário de Fátima em 1982, 1991 e, pela última vez, em 2000, altura em que beatificou os videntes Francisco e Jacinta Marto.

OC

Partilhar:
Scroll to Top