JMJ2023: Família de acolhimento «fica no coração» dos peregrinos

Casal Guida e Nuno Paulino abriu a porta a três jovens do continente americano

Foto Agência ECCLESIA/LFS

Lisboa, 01 ago 2023 (Ecclesia) – A família de acolhimento da Jornada Mundial da Juventude, Guida Paulino e Nuno Paulino, considera que “a hospitalidade” é uma característica dos portugueses, por isso decidiram abrir o seu lar e acolher três peregrinos do continente americano.

“Os portugueses gostam de receber bem, algo que lhes é inato, e imbuídos pelo espírito da JMJ resolvemos receber aqueles que precisavam da nossa ajuda e do nosso acolhimento”, disse à Agência ECCLESIA Nuno Paulino, elemento do casal da Paróquia de Nossa Senhora do Amparo, Lisboa.

Para Guida Paulino, as Jornadas Mundiais da Juventude, que se realizam em Lisboa de 01 a 06 de agosto, são uma “experiência única” e a sua missão “é ser a mãe e ir ao encontro daqueles que necessitam de ser acolhidos”.

Este casal que tens dois filhos rapazes recebeu em sua casa três raparigas, uma norte-americana, outra do México e outra da República Dominicana, mas “todas estudam e residem nos Estados Unidos”.

“Á boa maneira portuguesa preparou-se o primeiro pequeno-almoço para deixar marcas porque isto é um acontecimento único”, realçou Nuno Paulino

Foto – Agência ECCLESIA/LFS

A Jornada Mundial da Juventude e a experiência numa família de acolhimento vão “ficar no coração destas três jovens”, acrescentou.

O evento vai ser um encontro de culturas e troca de experiências de jovens dos quatro cantos do mundo.

“Na nossa casa queremos também testemunhar a vivência familiar”, por isso “rezámos ao pequeno-almoço”, sublinhou Guida Paulino.

“Arranjámos mais três filhas durante a semana” e vale a pena ser família de acolhimento”, completou Nuno Paulino.

A Jornada Mundial da Juventude, que Portugal recebe pela primeira vez, é um encontro internacional de jovens promovido pela Igreja Católica, que reúne centenas de milhares de participantes durante cerca de uma semana, em iniciativas religiosas e culturais, sob a presidência do Papa.

Até hoje houve 14 edições internacionais da JMJ – que decorrem de forma alternada com uma celebração anual em cada diocese católica: Roma (1986), Buenos Aires (1987), Santiago de Compostela (1989), Czestochowa (1991), Denver (1993), Manila (1995), Paris (1997), Roma (2000), Toronto (2002), Colónia (2005), Sidney (2008), Madrid (2011), Rio de Janeiro (2013), Cracóvia (2016) e Panamá (2019).

LFS

 

Partilhar:
Scroll to Top