JMJ: Paróquia da Marinha Grande recebeu peregrinação dos símbolos, «a transbordar de alegria e entusiasmo»

«Pelas ruas cantamos, festejamos e celebramos este grande acontecimento», explica o Comité de Organização Paroquial

Foto: Diocese de Leiria-Fátima

Leiria, 24 mai 2023 (Ecclesia) – A comunidade da Paróquia de Marinha Grande, na Diocese de Leiria-Fátima, foi desafiada a “acolher com os corações” os dois símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em visita a instituições e comunidades locais.

“Animados pelos símbolos, foi um dia intenso e rico para toda a comunidade que, mais uma vez, se reuniu e saiu da zona de conforto para ir apressadamente ao encontro do outro que sempre espera”, explica o Comité de Organização Paroquial (COP) Marinha Grande, na informação envida hoje à Agência ECCLESIA, pela Diocese de Leiria-Fátima.

Os dois símbolos da Jornada Mundial da Juventude – a Cruz e o Ícone mariano ‘Salus Populi Romani’ – que estão a peregrinar na Diocese de Leiria-Fátima, até 31 de maio, encheram, com a sua passagem, a Marinha Grande de “música, cor, alegria e muita emoção”, no dia 18 de maio.

O Comité de Organização Paroquial para a JMJ Lisboa 2023 destaca que “acolher os símbolos com os corações” foi o desafio “simples” lançado à comunidade.

“A igreja estava pronta e o mais bonito de tudo, as pessoas estavam a transbordar de alegria e entusiasmo para fazer a festa e participar ativamente neste dia em cheio”, salienta, lembrando que as atividades começaram com a celebração da Eucaristia, “vivida por toda a comunidade”.

A festa da peregrinação dos símbolos nesta paróquia continuou pelas ruas, no parque de merendas fizeram um “piquenique tradicional da cidade”, organizado pela Junta de Freguesia, onde explicaram o que eram aqueles dois símbolos, também foram recebidos na Câmara Municipal,

“Pelas ruas cantámos, festejamos e celebramos este grande acontecimento”, assinalam, passaram pelo lar da Santa Casa da Misericórdia e por diversos “lugares da cidade”.

A peregrinação da Cruz e do Ícone mariano ‘Salus Populi Romani’ da Jornada Mundial da Juventude, na Paróquia de Marinha Grande, terminou com uma vigília de oração presidida pelo bispo de Leiria-Fátima, D. José Ornelas, que “ajudou a refletir sobre a visitação, tema central da JMJ Lisboa 2023”.

No final da celebração, os dois símbolos foram entregues às Paróquias de Pataias e Alpedriz, “em ambiente de festa”, no adro da igreja.

Este sábado, no contexto da preparação dos ‘Dias nas Dioceses’, a semana antes da JMJ em Lisboa, a Paróquia de Marinha Grande, que vai receber 650 peregrinos estrangeiros, organiza uma formação em primeiros socorros, para voluntários e famílias de acolhimento (inscrição), dinamizado por duas enfermeiras, a partir das 21h30, no centro pastoral.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top