JMJ 2023: «Precisamos dos jovens para com eles inaugurarmos uma etapa nova» – D. José Cordeiro

Símbolos da Jornada Mundial da Juventude peregrinaram de Braga para Aveiro de comboio 

Braga, 03 mar 2023 (Ecclesia) – O arcebispo de Braga disse hoje que a peregrinação dos símbolos ao longo do último mês deixa uma “juventude contagiada” e conta com os jovens para “inaugurar uma etapa nova” na Igreja em Portugal.

“Precisamos muito dos jovens para com eles inaugurarmos uma etapa nova de confiança, de serenidade, de paz de beleza e de esperança”, afirmou D. José Cordeiro na viagem de comboio que levou os símbolos da JMJ de Braga para Aveiro.

O arcebispo de Braga lembrou que “os jovens não são o problema na Igreja, são a solução” e confia no “dinamismo da JMJ” para “a renovação da coragem e da esperança”.

“Precisamos dos jovens para renovar o rosto da Igreja, que peregrina em Portugal, que parece cansada, uma Igreja ferida, fragilizada”, afirmou.

D. José Cordeiro lembrou que os símbolos da JMJ foram recebidos pela Arquidiocese de Braga numa ponte, entregues pela Diocese de Viana, e são confiados hoje à Diocese Aveiro numa viagem de comboio, o que significa “movimento” e “caminho”.

Ao longo do mês de fevereiro, a Cruz e o ícone Nossa Senhora peregrinaram nas várias regiões da Arquidiocese de Braga, uma das etapas do percurso por todas as dioceses do país, até à JMJ Lisboa 2023.

“Temos plena confiança de que se está a criar um caminho novo, está nascer algo de novo. E para que nasça algo de novo é preciso deixar os esquemas antigos, as situações instaladas, deixar vícios e pecados”, afirmou.

D. José Cordeiro referiu que a peregrinação dos símbolos da JMJ deixa em Braga uma “juventude contagiada”, onde “aconteceram muitos milagres”.

“Ouvi testemunhos de crianças, adolescentes, jovens, adultos e mais velhos. E em todos os ambiente por onde a cruz passou, contagiou. Até nos lugares onde parecia impossível”, afirmou.

A cruz e o ícone de Nossa Senhora iniciam hoje a peregrinação em Aveiro e vão percorrer os vários ambientes da diocese até ao dia 2 de abril

PR

Aveiro: Símbolos da JMJ desembarcam na estação de comboios onde esteve São João Paulo II

 

Partilhar:
Scroll to Top