JMJ Lisboa 2023: «Foi um grande esforço, mas valeu a pena», afirmou o Papa

Francisco recebeu em audiência os participantes no Congresso Internacional de Pastoral Juvenil

Foto Vatican Media

Cidade do Vaticano, 25 mai 2024 (Ecclesia) – O Papa Francisco recebeu em audiência os participantes no Congresso Internacional de Pastoral Juvenil, organizado pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida e agradeceu aos que colaboraram para “êxito da Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa”.

“Foi um grande esforço, mas valeu a pena, porque, depois da pandemia e no meio de tantas tensões internacionais, os jovens precisavam de uma injeção de esperança; e os dias de Lisboa foram uma verdadeira celebração da alegria de viver e de ser cristão; uma celebração da esperança que continua viva no coração dos jovens, pois, apesar de todas as adversidades, é o próprio Deus que a alimenta e consolida”, afirmou o Papa

Francisco disse que a experiência da JMJ Lisboa 2023 deve encorajar os jovens “a trabalhar em prol dos próximos eventos internacionais, mas também, e sobretudo, a acompanhar a pastoral juvenil no quotidiano”.

Francisco referiu-se ao Jubileu dos Jovens, em 2025, e à realização da JMJ em Seul, em 2027, e manifestou o desejo de que sejam ocasiões de encontro com Cristo e afirmação da esperança, sobretudo junto dos jovens que “vivem sem horizontes, abandonaram os grandes sonhos e ficaram enredados na tristeza e na angústia de viver”.

“Os encontros de Roma e de Seul constituem oportunidades que Deus nos oferece para dizermos a todos os jovens do mundo: Jesus é esperança, e esperança para você, é esperança para nós, é esperança para todos”, afirmou.

Referindo-se à Pastoral Juvenil, o Papa lembrou que “é o percurso e a pastoral dos pequenos passos, dos pequenos números, das palavras e dos gestos simples, dos momentos de celebração e de oração em comunidade, das decisões do dia a dia”, e indicou elementos que devem marcar o trabalho da Igreja Católica junto dos jovens, no dia a dia.

“O primeiro, que os jovens sejam ajudados a conservar no coração algumas certezas fundamentais: ‘Deus é amor’, ‘Cristo salva’, ‘Ele vive’, ‘o Espírito dá vida’. Essas são certezas e há também outra certeza: Nossa Senhora ama porque é mãe. Quatro, cinco verdades simples que jamais nos devemos cansar de anunciar”, indicou Francisco, citado pelo Vatican News.

O Congresso Internacional de Pastoral Juvenil é uma organização do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida e uma preparação da Jornada Mundial da Juventude que vai decorrer em Seul, em 2027.

PR

Partilhar:
Scroll to Top