JMJ 2023: KAICIID promove diálogo inter-religioso, documentário e jogo diálogo

Lisboa, 01 ago 2023 (Ecclesia) – O Centro Internacional de Diálogo (KAICIID) promove hoje o primeiro painel de debate, com representantes de cinco religiões, de uma série de atividades no CCB e Cinema São Jorge, durante a Jornada Mundial da Juventude.

Um painel de debate com representantes de cinco religiões, o lançamento de um jogo que promove o diálogo inter-religioso e um documentário que retrata a história real de Justine Auma no seu percurso de promoção desse diálogo, e quem tem uma “passagem” por Lisboa, são as atividade que o Centro Internacional de Diálogo – KAICIID vai desenvolver durante a Jornada Mundial da Juventude, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

No painel de debate com representantes de cinco religiões, hoje, a partir das 14h00, os participantes vão compartilhar as suas perspetivas e experiências, destacando a importância do diálogo inter-religioso na construção de um mundo harmonioso e tolerante, no Centro Cultural de Belém (CCB), e é moderado por Mike Waltner.

No dia 2 de agosto, é exibido o documentário, Justine: A KAICIID Fellow’s Journey, que retrata a história real de como Justine Auma desenvolveu o seu percurso de promoção no diálogo inter-religioso em todo o mundo, no cinema São Jorge.

O documentário acompanha Justine desde o seu treino em Portugal e no Nepal, até às experiências e dificuldades enfrentadas por praticantes de diferentes religiões.

Quinta-feira e sexta-feira, dias 3 e 4 de agosto, terão lugar sessões do Diálogo, um jogo de tabuleiro criado pelo KAICIID para promover o diálogo inter-religioso, também no CCB.

Esta iniciativa permitirá que os participantes da Jornada Mundial da Juventude façam parte de grupos multiculturais, incentivando o diálogo construtivo e a compreensão mútua.

O Centro Internacional de Diálogo – KAICIID é uma organização intergovernamental que promove a paz e a compreensão através do diálogo inter-religioso e intercultural, reforçando as capacidades a nível local, nacional e regional através da educação sobre práticas de diálogo, aumentando a compreensão da diversidade religiosa e cultural através da liderança para a formação em diálogo e promovendo o diálogo e a coesão social através da prevenção de conflitos, da construção da paz e de políticas de desenvolvimento.

A Jornada Mundial da Juventude, que Portugal recebe pela primeira vez, é um encontro internacional de jovens promovido pela Igreja Católica, que reúne centenas de milhares de participantes durante cerca de uma semana, em iniciativas religiosas e culturais, sob a presidência do Papa.

Até hoje houve 14 edições internacionais da JMJ – que decorrem de forma alternada com uma celebração anual em cada diocese católica: Roma (1986), Buenos Aires (1987), Santiago de Compostela (1989), Czestochowa (1991), Denver (1993), Manila (1995), Paris (1997), Roma (2000), Toronto (2002), Colónia (2005), Sidney (2008), Madrid (2011), Rio de Janeiro (2013), Cracóvia (2016) e Panamá (2019).

LFS

Partilhar:
Scroll to Top