JMJ: Aveiro tem dois terços das famílias de acolhimento necessárias para receber jovens nos «Dias nas Dioceses»

Comité Organizador quer «acolher todos os peregrinos estrangeiros em famílias»

Aveiro, 01 fev 2023 (Ecclesia) – A Diocese de Aveiro informou que já conta com dois terços das famílias de acolhimento de que precisa para acolher os jovens peregrinos que vão participar nos ‘Dias nas Dioceses’, entre 26 e 31 de julho, semana anterior à JMJ Lisboa 2023.

“Ainda é preciso que mais famílias se disponibilizem para acolher pelo menos dois jovens estrangeiros: a quem estiver interessado, que se dirija à sua paróquia para fazer a sua inscrição”, assinala a responsável pelas famílias de acolhimento no Comité Organizador Diocesano (COD) de Aveiro para a Jornada Mundial da Juventude.

Numa nota enviada à Agência ECCLESIA, pelo COD Aveiro, Ondina Matos explica que o sonho é “conseguir acolher todos os peregrinos estrangeiros em famílias de acolhimento” durante a semana dos ‘Dias nas Dioceses’, e considera que pondo “os pés a caminho” vão conseguir.

“Acolher o outro é acolher a Deus”, afirma um casal da Paróquia da Gafanha da Nazaré que vai acolher jovens peregrinos entre 26 e 31 de julho.

Casados há 24 anos, com dois filhos, este casal explica que é “uma experiência rara e muito gratificante tanto para quem acolhe, como para quem vai ser acolhido”, e acredita que vão beneficiar “de um crescimento a nível cultural e espiritual”, com “momentos de partilha, fraternidade e união”.

No dia 24 de janeiro, o Papa dirigiu uma mensagem de agradecimento às famílias portuguesas que vão acolher jovens peregrinos na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023.

“Queridas famílias, vocês vão receber jovens na Jornada da Juventude. O vosso lar vai alargar-se, ser maior, vão ter hóspedes jovens, com os vossos filhos, os vossos parentes jovens”, disse Francisco, num vídeo divulgado hoje pela organização portuguesa do encontro.

O COD de Aveiro espera acolher “alguns milhares de jovens estrangeiros”, e já tem confirmadas delegações da América do Norte, América Central, América do Sul, Europa, Ásia e África.

Durante seis dias, os participantes dos “Dias nas Dioceses” vão conhecer a Igreja local, com as suas especificidades, as pessoas e a região, as Igrejas diocesanas estão a preparar um programa com cinco pilares: Acolhimento, descoberta, missão, cultura e envio.

Esta semana, que antecede a JMJ na capital portuguesa, vai realizar-se em 17 dioceses católicas: Algarve, Angra, Aveiro, Beja, Braga, Bragança-Miranda, Coimbra, Évora, Funchal, Guarda, Lamego, Leiria-Fátima, Portalegre-Castelo Branco, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.

CB/OC

JMJ Lisboa 2023: Papa elogia famílias que abrem portas para acolher jovens peregrinos (c/vídeo)

 

 

Partilhar:
Scroll to Top