JMJ 2023: Jovens de Lamego e peregrinos estrangeiros juntam-se para Eucaristia de Envio

Foto: Agência ECCLESIA/LFS

Lamego, 31 jul 2023 (Ecclesia) – O encontro dos jovens da Diocese de Lamego com os peregrinos estrangeiros da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), onde celebram a Eucaristia de Envio, realiza-se hoje, a partir das 10h30, na Carreira Central da Mata dos Remédios naquela cidade.

A partir das 11h00, naquele local emblemático da cidade de Lamego (Santuário de Nossa Senhora dos Remédios), celebram a Missa de envio de todos os peregrinos, locais e estrangeiros, rumo à JMJ 2023, que vai decorrer de 1 a 6 de agosto, em Lisboa.

Na programação dos «Dias nas Dioceses», de 26 a 31 deste mês, a Diocese de Lamego promoveu múltiplas atividades aos cerca de mil peregrinos estrangeiros (França; Alemanha; Polónia; Lituânia; Singapura; Malásia; China; Estados Unidos da América; Cabo Verde e Qatar) que ficaram em “mais de 450 famílias de acolhimento”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Os peregrinos têm sido desafiados a fazer missão como “visitar os idosos; orientar uma manhã de ATL com as crianças; animação de rua; visitar a prisão; plantar árvores; pintar uma parede; limpar a Igreja ou preparar algum símbolo para ser entregue aos doentes”, lê-se no comunicado.

Na manhã do dia 29, os peregrinos visitaram o Santuário de Nossa Senhora da Lapa (Sernancelhe) e tiveram a oportunidade de assistir a um concerto preparado pelo Comité Organizador da Diocese de Lamego (COD) para as JMJ Lisboa 2023; os jovens tiveram a oportunidade de fazer um passeio pela região e conhecer realidades culturais e espirituais.

Os ‘Dias nas Dioceses’ quiseram oferecer aos peregrinos “uma experiência eclesial de partilha de fé, do ser Igreja” nas comunidades de acolhimento, para conhecer a Igreja local, “com as suas especificidades, as pessoas e a região”; Os programas foram preparados a partir de cinco pilares: acolhimento, descoberta, missão, cultura e envio.

Esta iniciativa decorreu em 17 dioceses de Portugal continental e ilhas: Algarve, Angra, Aveiro, Beja, Braga, Bragança-Miranda, Coimbra, Évora, Funchal, Guarda, Lamego, Leiria-Fátima, Portalegre-Castelo Branco, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.

A Jornada Mundial da Juventude, que Portugal recebe pela primeira vez, é um encontro internacional de jovens promovido pela Igreja Católica, que reúne centenas de milhares de participantes durante cerca de uma semana, em iniciativas religiosas e culturais, sob a presidência do Papa.

Até hoje houve 14 edições internacionais da JMJ – que decorrem de forma alternada com uma celebração anual em cada diocese católica: Roma (1986), Buenos Aires (1987), Santiago de Compostela (1989), Czestochowa (1991), Denver (1993), Manila (1995), Paris (1997), Roma (2000), Toronto (2002), Colónia (2005), Sidney (2008), Madrid (2011), Rio de Janeiro (2013), Cracóvia (2016) e Panamá (2019).

LFS/CB

Partilhar:
Scroll to Top