JMJ 2023: Eventos principais têm tradução simultânea, através de frequências de rádio

Organização disponibiliza «guião do peregrino», em formato digital

Lisboa, 01 ago 2023 (Ecclesia) – O Comité Organizador Local (COL) da Jornada Mundial da Juventude 2023 informa que todos os peregrinos podem acompanhar as interpretações simultâneas dos eventos centrais, através de rádios e auscultadores.

O COL informa que pretende se “aproximar de todos” os peregrinos que chegam a Lisboa e vai teru ma equipa de intérpretes que vai “ajudar” os peregrinos a compreenderem “o melhor possível todos os momentos da Jornada”.

“São muitas as línguas que se farão representar neste grande encontro que é a Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023”, observa.

Neste sentido, informa que as interpretações simultâneas vão decorrer nas cinco línguas oficiais da JMJ: português, inglês, espanhol, francês e italiano.

“Tragam os vossos rádios!”, é o apelo do Comité Organizador Local (COL) da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, para “todos os peregrinos” que querem seguir as interpretações simultâneas dos eventos centrais.

A organização disponibiliza ainda, online, o Guia do Peregrino e o Livro de Orações.

“É nestes dois documentos que está reunida toda a informação que os jovens Peregrinos necessitam durante a sua estadia em Portugal e para uma melhor vivência da JMJ Lisboa 2023”, refere uma nota da JMJ.

O Guia do Peregrino está dividido em três grandes capítulos: a JMJ Lisboa 2023, Programação e Infopack; já o livro de orações tem como propósito guiar espiritualmente os peregrinos ao longo dos dias da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023, propondo “inúmeros desafios de aprofundamento da fé”.

“Desta forma, todos os inscritos na JMJ Lisboa 2023, como peregrinos, voluntários, clero ou media, podem descarregar aqui o livro do peregrino e o guia de orações e, para mais informações, podem aceder à App Lisboa 2023”, acrescenta o COL.

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 assenta nos pilares da Encíclica do Papa Francisco Laudato Si’ que remete para o cuidado com Casa Comum. Assim, reforçando o compromisso com a sustentabilidade, uma das medidas deste ano foi disponibilizar, em formato online, o Livro de orações e o Guia do peregrino, que nas edições anteriores da Jornada Mundial da Juventude era impresso”.

 

A primeira edição internacional da Jornada Mundial da Juventude em Portugal, que decorre entre hoje e domingo, de 1 a 6 de agosto, começa com a Missa de abertura do encontro, onde os jovens peregrinos vão encontrar-se pela primeira vez, pelas 19h00, na Colina do Encontro (Parque Eduardo VII).

A Jornada Mundial da Juventude, que Portugal recebe pela primeira vez, é um encontro internacional de jovens promovido pela Igreja Católica, que reúne centenas de milhares de participantes durante cerca de uma semana, em iniciativas religiosas e culturais, sob a presidência do Papa.

Até hoje houve 14 edições internacionais da JMJ – que decorrem de forma alternada com celebrações anuais em cada diocese católica: Roma (1986), Buenos Aires (1987), Santiago de Compostela (1989), Czestochowa (1991), Denver (1993), Manila (1995), Paris (1997), Roma (2000), Toronto (2002), Colónia (2005), Sidney (2008), Madrid (2011), Rio de Janeiro (2013), Cracóvia (2016) e Panamá (2019).

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top