JMJ 2023: «Dias nas Dioceses» têm proposta de oração para peregrinos e comunidades

Lisboa, 15 jun 2023 (Ecclesia) – Os peregrinos dos ‘Dias nas Dioceses’ (DND), e todos os participantes desta semana antes da JMJ 2023, têm uma proposta de oração para rezar em comunidade, nas famílias, ou locais de acolhimento, divulgou hoje o Comité Organizador Local.

“Esta proposta de oração será rezada pelo peregrino com as comunidades e famílias de acolhimento”, realça o coordenador nacional dos ‘DND’, lê-se na informação publicada no sítio online da JMJ Lisboa 2023.

A oração para os DND é uma proposta para ser rezada e vivida em qualquer dia desta semana, de 26 a 31 de julho, ou num momento do dia dedicado a um dos pilares/ princípios fundamentais dos ‘Dias nas Dioceses 2023’: Acolhimento, Descoberta, Missão, Cultura e Envio.

“Desde que iniciamos os trabalhos com as dioceses de acolhimento nos ‘Dias nas Dioceses’, na criação dos pilares para cada dia, achou-se por bem encontrar uma proposta comum de oração para os peregrinos estrangeiros”, acrescentou este responsável, o padre Filipe Diniz, diretor do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ).

O esquema de oração, preparado pela equipa de programação dos DND, é composto por cinco momentos, sugere a leitura de uma passagem do Evangelho segundo São Lucas, a reflexão do texto adaptando-o ao pilar desse dia, a recitação do Pai Nosso/Ave-Maria, uma dinâmica para o peregrino e cânticos.

Esta proposta de oração, que já está disponível em português na área dos ‘Dias nas Dioceses’ no site da Jornada, está a ser traduzida nas cinco línguas oficiais da Jornada Mundial da Juventude – Inglês, Francês, Espanhol e Italiano – e também vai ficar disponível no site JMJ Lisboa 2023 e nas páginas online dos Comités Organizadores Diocesanos (COD’s) das 17 dioceses portuguesas que vão acolher peregrinos nesta semana, e Departamentos da Pastoral Juvenil.

Os ‘Dias nas Dioceses’ vão realizar-se de norte a sul de Portugal continental e arquipélagos – Algarve, Angra, Aveiro, Beja, Braga, Bragança-Miranda, Coimbra, Évora, Funchal, Guarda, Lamego, Leiria-Fátima, Portalegre-Castelo Branco, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu – e este subsídio de oração, de uso facultativo, pode ser adaptado pelas dioceses às suas realidades e contextos (diocese, paróquia, família, etc).

De 26 a 31 de julho, os peregrinos dos ‘DND’ vão conhecer a Igreja local, com as suas especificidades, as pessoas e a região. Esta semana é também um itinerário de preparação dos peregrinos e das comunidades anfitriãs para a primeira edição internacional da JMJ em Portugal (de 1 a 6 de agosto).

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top