JMJ 2023: Catedral de Bragança acolhe Missa de Envio de centenas de peregrinos

Celebração encerra programa dos «Dias nas Dioceses», na região

Bragança, 30 jul 2023 (Ecclesia) – A Catedral de Bragança acolheu hoje a Missa de Envio de centenas de jovens peregrinos que vão rumar à Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023.

A celebração marcou também o encerramento dos ‘Dias nas Dioceses’ (DND), o programa religioso e cultural de preparação para o encontro mundial, que levou à região cerca de 700 peregrinos, de vários países – Brasil, Eslováquia, Espanha, Itália, Peru, Polónia, Porto Rico, República Checa, Roménia, Venezuela, Zâmbia e Zimbabué.

Pablo Itumendi, de 27 anos, veio de Espanha, num grupo de peregrinos, diretamente para os DND e assume que as expectativas são “altas” para Lisboa, depois do acolhimento que teve, na diocese transmontana.

O bispo de Bragança-Miranda, D. Nuno Almeida, presidiu à Missa e reforçou na homilia as palavras que o Papa Francisco já tinha deixado aos jovens: “Não percais nunca a capacidade de sonhar alto, de sonhar grandes ideais”.

“Pelo sonho é que vamos”, referiu ainda, numa intervenção citada pela página oficial da Jornada Mundial da Juventude.

A Missa de Envio terminou ao som do hino da JMJ Lisboa 2023, ‘Há pressa no ar’, entoada pelos jovens presentes.

A Diocese de Bragança-Miranda acolheu mais 700 jovens durante a semana que antecedeu este encontro mundial, com aposta numa “pastoral de proximidade”, disse à Agência ECCLESIA a irmã Conceição Borges, responsável do Comité Organizador Diocesano (COD).

Os peregrinos estrangeiros estiveram em Bragança, Mirandela, Vila Flor, Vimioso e Vinhais, para atividades de convívio e de contacto com a natureza, nos concelhos de Bragança e de Vinhais, catequeses e ações junto das comunidades rurais e em instituições particulares de solidariedade social (IPSS).

OC

Partilhar:
Scroll to Top