JMJ 2023: Bispo de Aveiro enviou mensagem de agradecimento às famílias de acolhimento dos «Dias nas Dioceses»

D. António Moiteiro destaca que essas casas foram «porto de abrigo e ponto de fé para jovens estrangeiros», em postal da Pastoral Juvenil

Foto: COD Aveiro

Aveiro, 26 jul 2024 (Ecclesia) – O bispo de Aveiro escreveu uma mensagem às famílias que na diocese acolheram peregrinos estrangeiros durante os ‘Dias nas Dioceses’, entre 26 e 31 de julho de 2023, na semana anterior à Jornada Mundial da Juventude de Lisboa.

“A experiência de fé que todos vivemos nesses dias marcaram a vida das nossas paróquias e, muito particularmente, as famílias”, escreveu D. António Moiteiro, no postal que está a ser entregue às famílias de acolhimento desta diocese, enviado, esta sexta-feira, à Agência ECCLESIA, pelo Departamento da Pastoral Juvenil de Aveiro.

O bispo de Aveiro começa por assinalar que, na última semana de julho de 2023, entre os dias 26 e 31, a casa destas famílias “foi porto de abrigo e ponto de fé para jovens estrangeiros” que estiveram nesta região, nos ‘Dias das Dioceses’.

“Convido todos a aprofundar os laços que nos unem, porque a experiência cristã acontece quando nos reunimos e Jesus está presente no meio de nós. A fé vive-se em comunidade e quanto mais nos encontrarmos mais crescemos como cristãos”, acrescenta D. António Moiteiro.

O Departamento da Pastoral Juvenil de Aveiro explica que a entrega deste postal tem o objetivo de agradecer o acolhimento dado aos peregrinos “e desafiar a que se mantenha o laço entre as famílias de acolhimento, a Diocese e aos jovens” que visitaram esta região há um ano.

“Uma lembrança do que aconteceu naquela semana que ficou na memória de tantas famílias; um gesto de agradecimento e de união que queremos manter com as paróquias”, realça Tiago Santos, diretor do Departamento da Pastoral Juvenil.

Foto: DPJAveiro

Para D. António Moiteiro, “o intercâmbio” que tem acontecido entre os vários grupos que visitaram da Diocese de Aveiro e os contactos que “já foram estabelecidos ao longo deste ano são a certeza da experiência de fé vivida por todos e que marcou a vida”.

O Departamento da Pastoral Juvenil de Aveiro informa que a partir desta sexta-feira, e durante esta semana evocativa dos ‘Dias na Diocese’, vão realizar um conjunto de publicações “com os melhores momentos dessa semana única e histórica”, nas suas redes sociais, e nas páginas do Comité Organizador Diocesano (COD) Aveiro.

O postal, “simbólico gesto de agradecimento às famílias de acolhimento”, com a mensagem do bispo de Aveiro, produzido pelo Departamento Diocesano de Pastoral Juvenil, vai ser entregue, “até ao final do mês de agosto”, às famílias que nesta diocese “abriram as suas portas” para receber os jovens estrangeiros, nos ‘Dias nas Dioceses’.

Os ‘Dias nas Dioceses’, a pré-JMJ Lisboa 2023, realizaram-se em 17 dioceses católicas de Portugal: Algarve, Angra, Aveiro, Beja, Braga, Bragança-Miranda, Coimbra, Évora, Funchal, Guarda, Lamego, Leiria-Fátima, Portalegre-Castelo Branco, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.

O Departamento da Pastoral Juvenil de Aveiro informa que receberam “cerca de 5000 jovens estrangeiros”, de 14 nacionalidades, acolhidos em espaços familiares.

Os participantes conheceram a Igreja local, “com as suas especificidades, as pessoas e a região”, através de um programa geral assente em cinco pilares – acolhimento, descoberta, missão, cultura e envio.

Lisboa foi a primeira cidade portuguesa a acolher uma edição internacional da JMJ, de 1 e 6 e agosto de 2023, um acontecimento religioso e cultural que reúne centenas de milhares de jovens de todo o mundo, durante cerca de uma semana; o anúncio da escolha de Portugal aconteceu a 27 de janeiro de 2019, no Panamá.

As JMJ nasceram por iniciativa do Papa João Paulo II, após o sucesso do encontro promovido em 1985, em Roma, no Ano Internacional da Juventude, e, para além da Europa, já passou por cidades do continente americano, asiático e a Oceânia.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top