JMJ 2023: 800 jovens vão realizar ação de sensibilização e proteção ambiental na praia e ruas de Faro

No Dia Mundial da Conservação da Natureza, jovens vão recolher «beatas de cigarro» e remover «chorão»

Faro, 24 jul 2023 (Ecclesia) – Os jovens peregrinos que o Algarve recebe nos ‘Dias nas Dioceses’, a semana anterior à JMJ 2023, vão realizar , esta sexta-feira uma ação de sensibilização e proteção ambiental, em Faro.

“Cerca de 400 jovens estarão perto da praia de Faro, participando na remoção do chorão de praia, e outros 400 apanharão beatas de cigarro, nas ruas de Faro”, informa o Gabinete de Informação da Diocese do Algarve, num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA.

Os ‘Dias nas Dioceses’ começam esta quarta-feira, dia 26 de julho, e na Diocese do Algarve os cerca de 2733 peregrinos, de 41 grupos de 19 países, vão realizar o check-in nos locais de acolhimento: em Loulé, no Santuário de Nossa Senhora da Piedade (Mãe Soberana), em Faro, no Pavilhão da Penha, e no Pavilhão Municipal Eduardo Mansinho de Tavira.

Estes 800 jovens, que vão participar na ação de sensibilização e proteção ambiental, no ‘Dia Mundial da Conservação da Natureza’ (28 de julho), vão ter como ponto de encontro o palco da doca, aproximadamente às 11h30, onde vão ter uma conversa “sobre temas ambientais” e construir uma ‘Pirâmide de Beatas’, “procurando sensibilizar” todas as pessoas para a necessidade de proteger o ambiente e “colocar o lixo nos locais adequados”.

Os programas para os DND, entre 26 e 31 de julho, foram preparados a partir de cinco pilares – acolhimento, descoberta, missão, cultura e envio –, o Comité Organizador Diocesano (COD) do Algarve inclui este momento no dia dedicado à ‘missão’.

Segundo a Diocese do Algarve esta ação ambiental vai ter como parceiros a APA – Agência Portuguesa do Ambiente e a Rede Voluntariado Ambiental para a Água; o IPDJ – Faro; a Europe Direct Algarve; a Associação Lilaz; o Centro Ciência Viva Algarve; o Projeto GEA; o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF); a Associação Sê Mais Sê Melhor; a Greve Climática Algarve; a UAlg V+, e os voluntários europeus.

O Algarve vai acolher cerca de sete mil jovens de todo o mundo, contando com a Comunidade francesa ‘Chemin Neuf’ (Caminho Novo), que tem um programa próprio em Portimão, para cerca de 4 mil participantes de 40 países, nesta semana que é também um itinerário de preparação para a Jornada Mundial da Juventude 20233, o encontro mundial da Igreja Católica de 1 a 6 de agosto, em Lisboa.

A programação dos DND, no Algarve, inclui visitas a locais de referência das três cidades de acolhimento, encontros de partilha culturais, feiras de cultura e desporto, bailes de verão, orações e celebrações, e ações de voluntariado ambiental.

O COD do Algarve vai encerrar a semana dos Dias nas Dioceses com uma Eucaristia diocesana, presidida pelo bispo D. Manuel Quintas, a partir das 16h30, do dia 30, no Estádio Algarve, com um concerto do grupo ‘Gen Verde’, do Movimento dos Focolares.

CB/OC

 

Algarve: Diocese recebe cerca de 7 mil jovens de todo o mundo, antes da JMJ 2023

Partilhar:
Scroll to Top