Jesuítas: Padre Miguel Pedro Melo nomeado para vice-diretor internacional da Rede Mundial de Oração do Papa

RMOP é um serviço pontifício confiado à Companhia de Jesus

Foto Agência ECCLESIA/PR

Lisboa, 25 nov 2024 (Ecclesia) – O padre jesuíta Miguel Pedro Melo, da Província de Portugal, foi nomeado vice-diretor internacional da Rede Mundial de Oração do Papa (RMOP), integrando a partir de 2025 a comunidade da Cúria geral da Companhia de Jesus, em Roma.

“A RMOP sente-se grata pelo apoio que a Secretaria de Estado continua a dar a esta obra confiada à Companhia de Jesus, em conformidade com os novos estatutos, aprovados pelo Santo Padre em julho deste ano, e pela generosidade da Província Jesuíta de Portugal. Damos graças a Deus e desde já celebramos a futura inclusão do P. Miguel Pedro Melo, sj ao serviço desta missão”, pode ler-se página da RMOP, em Portugal.

A nomeação foi feita pelo cardeal secretário de Estado, D. Pietro Parolin.

“A RMOP é um serviço Pontifício confiado à Companhia de Jesus, com um Diretor Mundial nomeado pelo Santo Padre. Tem como missão sensibilizar e mobilizar os cristãos, a partir de uma relação pessoal com Jesus, e todos os homens e mulheres de boa vontade, para os desafios do mundo e da missão da Igreja que o Santo Padre expressa nas suas intenções mensais de oração”, indica o Ponto SJ.

O padre Miguel Pedro Melo, com 38 anos, vai iniciar em janeiro, por um período de seis meses, a terceira provação, a ser realizada no Quénia, correspondendo a um tempo “de aprofundamento da espiritualidade, do carisma e da missão da Companhia de Jesus”, seguindo depois para Roma.

“Jesuíta desde 2006, Miguel Pedro Melo estudou Filosofia na Universidade Católica Portuguesa, em Braga, viveu durante três anos na província chinesa da Companhia de Jesus”, indica uma nota publicada.

O jesuíta iniciou os estudos teológicos na Universidade Pontifícia de Comillas, em Madrid, Espanha, concluiu a licenciatura em Teologia, com especialização em Teologia Sistemática, no Boston College, nos Estados Unidos da América, tendo sido ordenado sacerdote a 7 de julho de 2018.

O padre Miguel Pedro Melo foi diretor do Centro Académico de Braga, assistente regional da CVX e é, desde 2022, assistente espiritual do Camtil.

Entre 2020-2022, foi adjunto do diretor da RMOP Portugal, coordenou as comemorações do Ano Inaciano, tendo estado no último ano, a integrar o grupo de jesuítas residente em Cernache, integrando a coordenação da pastoral juvenil e vocacional.

LS

Partilhar:
Scroll to Top