Jesuítas: LabOratório volta a criar música para a liturgia (c/vídeo)

Iniciativa da Companhia de Jesus vai na 3ª edição, este ano com diferentes programas adequados ao tempo de pandemia

Lisboa, 04 set 2021 (Ecclesia) – Começou hoje a terceira edição do labOratório, uma iniciativa da província portuguesa da Companhia de Jesus, que pretende ajudar à criação de música litúrgica, através de uma “experiência de vida em comunidade, oração e ateliês práticos”.

A 3ª edição do labOratório vai decorrer na paróquia de Nossa Senhora dos Navegantes, no Parque das Nações, em Lisboa, até ao dia 12 de setembro mas devido à pandemia “prevê três modalidades de participação”.

“«LabPresencial», na paróquia de Nossa Senhora dos Navegantes, no Parque das Nações, em Lisboa, «LabNúcleos», para grupos que se queiram inscrever online, e «LabCasa», pensado para pessoas com menos disponibilidade”, também para participação online, apresenta o Ponto sj, dos Jesuítas.

Os participantes no «LabPresencial vão participar em “momentos de oração em comunidade e vários ateliês práticos, como “canto, composição, instrumento, direção coral, poesia, edição de som”, a par de outras iniciativas como conferências e concertos.

“O programa tem uma metodologia prática: os participantes descobrem a música litúrgica experimentando celebrações cuidadas, profundas e cheias de vida”, pode ler-se.

O LabNúcleos, prosseguem, “é um programa online destinado a grupos”.

“Enquanto as orações comunitárias e os concertos são transmitidos em direto, os restantes ateliês são específicos para a participação online. Focam-se no canto e em formas de dinamização de um coro, e incluem também módulos para os diretores de coro”, explicam.

O programa LabCasa “inclui vários módulos pré-gravados, que os participantes podem ouvir livremente”, nomeadamente “podcasts sobre música e pastoral, música e espiritualidade, ateliês de composição, de poesia e uma introdução mais geral à experiência do laboratório”.

A iniciativa aconteceu pela primeira vez em 2017 e, em 2019, decorreu durante uma semana no Convento dos Dominicanos, em Lisboa.

LS

Partilhar:
Scroll to Top