Igreja/Sociedade: Padre Avelino Teixeira da Silva distinguido pelo seu serviço à Educação

Sacerdote da Diocese do Porto recebeu prémio da Associação dos Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo

Foto: Agência ECCLESIA/MC

Lisboa, 12 out 2022 (Ecclesia) – O padre Avelino Teixeira da Silva, da Diocese do Porto, homenageado hoje pela Associação dos Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo (AEEP), considera-se “um educador” que apresentou sempre “verticalidade e sinceridade”.

A AEEP promoveu a entrega do Prémio padre Nuno Burguete (jesuíta), no Salão Nobre da Academia de Ciência de Lisboa, e um dos homenageados foi o sacerdote portuense ordenado em 1963 e nomeado por D. Florentino Andrade e Silva para o Colégio de Ermesinde.

“Adaptei-me bem e fiquei lá 56 anos”, disse à Agência ECCLESIA.

Durante estas décadas, o padre Avelino Teixeira da Silva foi professor, diretor pedagógico durante 12 anos e depois de aposentado ainda continuou “a acompanhar os alunos”.

O atual bispo do Porto, D. Manuel Linda, notou que o sacerdote ainda tinha capacidade após a aposentação e nomeou-o para “prefeito e educador do Seminário do Bom Pastor, em Ermesinde”, realçou o padre Avelino da Silva.

“Agora encontro netos dos meus alunos”, recordou o sacerdote homenageado.

Instituído pela AEEP, o Prémio padre Nuno Burguete, SJ, tem como objetivo “reconhecer os educadores que se distinguiram na sua carreira profissional, ao serviço da educação em geral e especialmente dos alunos do Ensino Particular e Cooperativo”,

Para além da entrega do prémio, foram homenageados nesta edição dezoito educadores que se “notabilizaram ao longo das suas carreiras ao serviço da educação”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

“A minha inutilidade foi útil para muita gente”, concluiu o padre Avelino Teixeira da Silva.

Para o presidente da AEEP, Luís Baptista Esteves Virtuoso, a atribuição do prémio “constitui o reconhecimento público do mérito e a merecida homenagem a todos os educadores, docentes e não docentes, que, nas condições previstas no regulamento, foram indicados como altamente relevantes nas suas Instituições, onde se empenharam ao serviço dos alunos e das suas famílias, deixando em cada um deles, e na instituição que ajudaram a crescer, um testemunho de grande profissionalismo e dedicação”.

A Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo de Ensino Particular foi criada em junho de 1974, representa o setor de ensino não-superior e não-estatal.

LFS/OC

Partilhar:
Scroll to Top