Igreja/Sociedade: «Importância e atualidade dos Seminários não pode ser posta em causa» – Bispo de Viseu

D. António Luciano convida cristãos «a viver com dinamismo de fé» a Semana dos Seminários 2023

Foto: Seminário Maior de Viseu

Viseu, 04 nov 2023 (Ecclesia) – O bispo de Viseu afirma que a “importância e atualidade dos Seminários não pode ser posta em causa”, são uma “preocupação pastoral”, e pede que sejam “acarinhados”, incentivando os cristãos “a viver com dinamismo de fé” a próxima semana.

“A importância e atualidade dos Seminários não pode ser posta em causa, têm que ser acarinhados como Instituições da Igreja preocupadas com a formação dos futuros sacerdotes. Sejamos amigos dos Seminários e generosos para a formação de novos padres”, escreve D. António Luciano, na sua reflexão ‘Voz do Pastor’, publicada na página na internet da diocese.

O bispo de Viseu destaca que os Seminários são “instituições necessárias para a vida de uma diocese”, salientando que a Igreja Católica tem uma “relação de muita proximidade com o Povo de Deus”, marcada pela esperança Pascal, de o Senhor lhe conceder o dom de “novos pastores para servir o Povo de Deus nas comunidades cristãs e a sociedade no seu todo”.

D. António Luciano realça que “os Seminários são uma preocupação pastoral” neste Igreja local e convida os “cristãos da Diocese de Viseu” – pastores, consagrados e leigos inseridos na vida das paróquias e comunidades eclesiais – “a viver com dinamismo de fé todos juntos”, a Semana de Oração, de reflexão e de partilha para os Seminários.

“Fortemente empenhados num desafio sinodal, de ‘todos juntos’ trabalharmos mais pelos desafios da Pastoral Vocacional, pela sustentabilidade dos Seminários e pelo aumento das vocações sacerdotais”, acrescenta.

O responsável diocesano explica que os seminaristas vêm das famílias, das paróquias, da catequese, das aulas de Moral, das Escola Secundárias, das Universidades, dos Politécnicos, dos Movimentos, dos grupos de jovens e adultos, a Pastoral Juvenil, Vocacional e do Ensino Superior são “um campo privilegiado” para surgirem os “frutos desejados” da JMJ Lisboa 2023, como “o aparecimento de novas vocações de consagração para a Igreja”.

A Igreja Católica em Portugal vai celebrar a Semana de Oração pelos Seminários 2023, a partir deste domingo, de 5 a 12 de novembro, este ano com o tema bíblico “Não tenhas medo. Serás pescador de homens”, do Evangelho de São Lucas (Lc 5,10b).

A Diocese de Viseu tem quatro seminaristas no Seminário Interdiocesano de São José na Arquidiocese de Braga, onde “realizam a formação espiritual e noutras áreas”, vivem em comunidade com seminaristas das dioceses de Bragança-Miranda, da Guarda e de Lamego, e estudam na Faculdade de Teologia da Universidade Católica; dois jovens Eduardo e o Alexandre estão a realizar o estágio pastoral em paróquias da diocese.

“Os sacerdotes, consagrados, seminaristas e agentes da pastoral nos mais diversos setores que falem do Seminário aos cristãos, deem a conhecer o Seminário em família, o Pré-Seminário, o Secretariado das Vocações e a necessidade de a Diocese de Viseu ter mais seminaristas e sacerdotes”, pede ainda D. António Luciano, na sua ‘Voz do Pastor’ dedicada à ‘Semana dos Seminários Diocesanos’.

Para a vivência e celebração desta Semana dos Seminários 2023, a Comissão Episcopal Vocações e Ministérios, da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), publicou diversos subsídios, como catequeses e encontros de reflexão, vigília de oração, admonições e preces para as Eucaristias.

CB

Partilhar:
Scroll to Top