Igreja: Secretário-geral do Sínodo dos Bispos visita Arquidiocese de Braga

Cardeal Mario Grech tem um programa variado com conferências, celebrações e visita a obras sociais

Foto: Secretaria do Sínodo

Braga, 14 dez 2022 (Ecclesia) – O secretário-geral do Sínodo dos Bispos, o cardeal Mario Grech, vai estar na Arquidiocese de Braga entre hoje, dia 14, e 17 de dezembro, onde profere duas conferências, vai visitar dois santuários, conhecer os seminaristas e obras sociais locais.

Esta quinta-feira, D. Mario Grech vai refletir sobre o tema “Igreja Sinodal: Fruto Maduro do Concílio Vaticano II”, numa conferência na Universidade Católica Portuguesa (UCP) – Braga, a partir das 10h00, na Faculdade de Teologia (Auditório Isidro Alves), realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A Arquidiocese de Braga informa que depois o cardeal maltês visita os Santuários do Sameiro e do Bom Jesus do Monte, preside à Eucaristia de Natal na UCP, e reservou ainda “um espaço na sua agenda” para estar com os seminaristas.

O secretário-geral do Sínodo dos Bispos, neste mesmo dia 15 de dezembro, apresenta a conferência ‘Sinodalidade: Forma e Estilo da Igreja’, desta vez no Espaço Vita, às 21h30.

Segundo o programa, desta visita à Arquidiocese de Braga conta também a passagem pela catedral e, sexta-feira, 16 de dezembro, vai conhecer obras sociais locais, o Projecto Homem, o Convento Montariol e o Presépio de Priscos.

O cardeal Mario Grech, Secretário Geral do Sínodo dos Bispos, nasceu em Qala, Malta, na Diocese de Gozo, em 20 de fevereiro de 1957.

Após a ordenação sacerdotal em 26 de maio de 1984, fez os estudos superiores em Roma.

A 26 de novembro de 2005, o Papa Bento XVI nomeou-o Bispo de Gozo, onde serviu até 02 de outubro de 2019, quando foi nomeado pelo Papa Francisco como pró-secretário-geral do Sínodo dos Bispos.

Recebeu a consagração episcopal em 22 de janeiro de 2006.

A 15 de setembro de 2020 foi nomeado secretário-geral do Sínodo dos Bispos.

Criado e proclamado Cardeal pelo Papa Francisco no consistório de 28 de novembro de 2020, da Diaconia de Santi Cosma e Damiano.

LFS/CB

Partilhar:
Scroll to Top