Igreja/Portugal: «Que este Outubro Missionário seja vivido com máxima intensidade», deseja bispo do Porto

D. Manuel Linda espera que celebração se materialize no despertar de vocações e no aumento de missionários

Porto, 08 out 2024 (Ecclesia) – O bispo do Porto assinalou este domingo o mês “Outubro Missionário”, com uma mensagem em vídeo, manifestando o desejo de que celebração seja vivida com “a máxima intensidade” e que inspire o aumento de vocações.

“Que se pretende com este Outubro Missionário em concreto? Primeiro, falar do tema nas catequeses, nas homilias, nos grupos de jovens, em todos os âmbitos, até mesmo a nível individual do ‘tu a tu’. Falar deste assunto. Depois, despertar vocações, de todo o género: sacerdotes, religiosas consagradas, mas também leigos”, referiu D. Manuel Linda, na mensagem divulgada pela Diocese do Porto.

A Igreja Católica celebra o ‘Outubro Missionário’, que tem origem no Dia Mundial das Missões, que se festeja no penúltimo domingo do mês, data instituída pelo Papa Pio XI em 1926, como um “dia de oração e ofertas em favor da evangelização dos povos”.

D. Manuel Linda explica que a diocese tem “largas centenas de pessoas que, ou partem em Missão todos os anos, ou são como que uma espécie de retaguarda de apoio para esses que partem”, caracterizando como belo o ato de mobilização da comunidade.

“Temos de multiplicar isto ainda muitas mais vezes”, sublinha.

O bispo diocesano fala que no Porto esta é uma celebração à qual é dada “muita atenção” na diocese, porque está no “âmago – até histórico sensibilizar as pessoas” para depois serem enviadas em missão.

‘Ide e convidai a todos para o banquete’, frase bíblica da parábola evangélica do banquete nupcial do Evangelho de São Mateus (Mt 22, 9), é a mensagem do Papa para o Dia Mundial da Missões, que D. Manuel Linda realça estar relacionado com o Plano Diocesano do Porto de 2024/2025, com o título “Peregrinos da Esperança”.

“Os dois temas ligam-se perfeitamente. Aquele que é proposto pelo Papa àquele que é proposto pela nossa Diocese. É necessário ir e é necessário acalentar a esperança, em ordem ao grande banquete, que é a adesão de todos ao Reino de Deus diante da Igreja”, destacou.

No vídeo, o bispo do Porto saudou os “muitos missionários” da Diocese do Porto, inclusivamente os que estão em terras longínquas, desde o “Japão às Américas, de África à Oceânia”, bem como todos os que vêm do exterior, que vêm ajudar a manter viva a “chama da fé”.

Falando na oração como uma das formas de ajudar a missão, D. Manuel Linda apelou “aos doentes, aos velhinhos, às pessoas com mais idade, e a todos os jovens e às crianças” que rezem por este serviço.

Nesta linha, D. Manuel Linda convidou à participação na Vigília Diocesana Missionária que vai acontecer no dia 18 de outubro, às 21h30, na Igreja Nova de Freamunde, numa celebração presidida pelo próprio, com testemunhos missionários.

No final da mensagem, o bispo abordou a necessidade de ajuda financeira em torno da realização de missões.

“Se não houver esse sustento, a palavra que [missionários] anunciam para muitos é considerada como vã. Conto, pois, com uma ajuda financeira grande da parte de todos”, pediu.

“Que este Outubro Missionário seja vivido com a máxima intensidade. Apelo a todos os cristãos, seja qual for a sua condição, que de facto, pela ajuda, pela partilha, pela reflexão e por falar do tema, deem uma tónica muito forte a este Outubro Missionário”, concluiu.

LJ/OC

Partilhar:
Scroll to Top