Igreja/Portugal: «Faz-te ao Caminho», foi o desafio do ‘ACR Youth Festival’, da Acção Católica Rural

Arcebispo de Braga, D. José Cordeiro, presidiu à Missa, aberta à comunidade, na igreja Matriz de Ruílhe

Braga, 23 jul 2024 (Ecclesia) – O Movimento Acção Católica Rural (ACR) em Portugal realizou o seu festival jovem, o ‘ACR Youth Festival’, que mobilizou “cerca de 200 participantes”, no tema ‘Faz-te ao Caminho’, de 19 a 21 de julho, em Ruílhe, Braga.

“Foram três dias intensos, cheios de entusiasmo no desporto, música e dança sem esquecer os momentos de oração intensos e profundos”, destaca o movimento de ação católica, num comunicado enviado, esta terça-feira, 23 de julho, à Agência ECCLESIA.

No último dia, este domingo, o arcebispo de Braga, D. José Cordeiro, presidiu à celebração da Eucaristia, “aberta à comunidade”, na igreja matriz de Ruílhe, com a participação do assistente nacional da AC, o padre Hélder Gonçalves e de alguns assistentes diocesanos.

A equipa de comunicação do ACR Youth Festival explica que este encontro reuniu cerca de 200 participantes que “vivenciaram a sua fé de uma forma mais intensa”, a partir do tema ‘Faz-te ao Caminho’, respondendo “ao repto do Papa Francisco, na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em Lisboa”.

Com esta iniciativa, dinamizada em regime de acantonamento, no Colégio Alfacoop (Ruílhe), a Acção Católica Rural de Portugal realizou um festival da juventude católica, que estava “aberto a todos os jovens” e conjugou “concertos, práticas desportivas, workshops, momentos de oração e, claro está, muita diversão”.

Do programa do ACR Youth Festival constaram torneios desportivos – futsal, voleibol e jogos sem fronteiras -, vários workshops – suporte básico de vida, gestão de emoções, voluntariado e fabrico de pão – e tiveram também uma tenda de oração com atividades de reflexão.

A animação musical do festival jovem da Ação Católica Rural foi marcada por diversas atuações e momentos diferenciados, com as atuações das bandas de inspiração Cristã ‘Follow Him’ e ‘Sons de Cister’, num “momento de reflexão e partilha efusiva”, com temas do “cancioneiro da ACR” e “originais brilhantemente interpretados”, tiveram também um concerto-oração, que convidou os participantes “a não irem sozinhos e a permanecerem no coração de Deus através da música”, para além dos DJs Paulo Sousa e “Black Alive”, “uma energia a que ninguém ficou indiferente”.

Como patronos, desta 2ª edição, do ACR Youth Festival, o movimento católico escolheu o Beato Carlo Acutis e o mártir São Paio do século X, “dois exemplos bastantes distintos”, “exceto na coragem de dar testemunho da Palavra de Deus e de enfrentarem situações limite com dignidade e perseverança”.

Até 2025, este movimento da Igreja Católica em Portugal, está a viver um triénio com o tema ‘Recriar Caminhos: Aproximar Pessoas’.

Ação Católica Rural foi criada pelo Papa Pio XI, em 1922, e está em Portugal desde 1933; é um movimento “formado e dirigido por leigos jovens e adultos, abrangendo na sua ação a adolescentes e crianças” e “obedece às características gerais” da ação católica dedicando-se de forma organizada à “evangelização e promoção do meio rural” com um método de “Revisão de Vida” – ver, julgar, agir.

CB

Partilhar:
Scroll to Top