Igreja/Portugal: D. Manuel Felício recebe novo bispo da Guarda com «grande júbilo»

Atual administrador apostólico afirma que nomeação «é um grande e bom presente de Natal»

Foto: Diocese da Guarda

Guarda, 20 dez 2024 (Ecclesia) – O administrador apostólico da Diocese da Guarda, D. Manuel Felício, enviou hoje uma mensagem à diocese, saudando com “grande júbilo” o novo bispo da Guarda, D. José Miguel Pereira.

“Agradecemos ao Santo Padre o Papa Francisco que o nomeou. Estamos gratos ao Patriarcado de Lisboa, na pessoa de Sua Eminência o Sr. Patriarca D. Rui Valério, a cuja Província Eclesiástica pertencemos e a cujo Presbitério ele até agora também pertenceu. Este é um grande e bom presente de Natal para a nossa Diocese da Guarda”, afirmou D. Manuel Felício.

O Papa nomeou hoje D. José Miguel Pereira, do clero do Patriarcado de Lisboa, até agora reitor do Seminário Maior de Cristo Rei dos Olivais, como bispo da Guarda, em substituição de D. Manuel Felício.

Foto: Agência ECCLESIA/PR

O agora administrador apostólico da Diocese da Guarda apresentou o pedido de resignação da Diocese da Guarda em 2019, três anos antes de completar 75 anos, esperando substituição há cinco anos.

Na mensagem enviada à diocese, D. Manuel da Rocha Felício refere que conheceu D. José Miguel Pereira há 22 anos: “Era ele então um jovem sacerdote responsável pelo Pré-Seminário no Patriarcado de Lisboa e eu ali Bispo Auxiliar”.

“E desde então que reconheço nele um grande amor à Igreja, a boa relação com todos, a paixão pela promoção das vocações sacerdotais e grande dedicação à Diocese e, em particular, ao presbitério e seus sacerdotes”, destaca.

O administrador apostólico da Diocese da Guarda realça que o serviço que D. José Miguel Pereira, durante 13 anos, como Reitor do Seminário dos Olivais, tem prestado ao Patriarcado, juntamente com outras dioceses, “é o grande sinal da sua paixão pela Igreja e da capacidade para servir bem a causa” da “querida Diocese da Guarda”.

“É com grande júbilo que nós o recebemos e, desde já, pedimos ao Senhor todas as bênçãos para o exercício do seu Ministério Episcopal, nesta nossa amada Diocese da Guarda”, refere.

A partir de hoje, D. Manuel Rocha Felício informa que em todas as Celebrações da Eucaristia, na Diocese da Guarda, os sacerdotes presidentes farão uma “oração pelo novo Bispo, no devido lugar da Prece Eucarística e nos seguintes termos: ‘Pelo nosso Papa Francisco e pelo nosso Bispo eleito José Miguel’”.

Foto: Patriarcado de Lisboa

O bispo eleito da Guarda nasceu a 7 de novembro de 1971, frequentou os seminários do Patriarcado de Lisboa, licenciou-se em Teologia na Universidade Católica Portuguesa com uma tese intitulada “Ser Igreja, ser na Igreja – Do ser comunhão ao agir vocacional” e foi ordenado no sacerdote no dia 29 de junho de 1996.

Antes de ser nomeado, em 2011, reitor do Seminário Maior de Cristo Rei dos Olivais, no Patriarcado de Lisboa, o novo bispo da Guarda foi prefeito do Seminário Menor de São José de Caparide, entre 1996-1999, vice-reitor do Seminário Menor de Nossa Senhora da Graça, em Penafirme, entre 1999-2007, exercendo o ministério pastoral neste período como colaborador nas paróquias vizinhas.

Entre 2007 e 2011, D. José Miguel foi vice-reitor do Seminário Maior Cristo Rei dos Olivais, diretor do Pré-Seminário entre 2009-2012, e diretor do Setor de Animação Vocacional, entre 2007-2017.

Atualmente, para além de reitor do Seminário Maior Cristo Rei dos Olivais, é secretário do Secretariado de Ação Pastoral, desde 2007, responsável pela formação dos Candidatos ao Diaconado Permanente, também desde 2007, membro do Conselho Presbiteral e do Conselho Pastoral Diocesano, desde 2012, e membro do Capítulo dos Cónegos da Sé Patriarcal, desde 2017.

D. José Miguel Pereira vai ser ordenado bispo na Sé da Guarda, no dia 16 de março, às 16h00.

LJ/PR

Igreja/Portugal: D. José Miguel Pereira é o novo bispo da Guarda

Seminários: «Toca-se a paternidade» quando se ajuda «jovens a amadurecer na fé» – padre José Miguel Barata Pereira

Partilhar:
Scroll to Top